Seis Coisas Impossíveis

Dan Cereill é um adolescente que está prestes a completar 15 anos. De repente, sua vida desanda. A empresa de seu pai foi à falência, o mesmo confessou que é homossexual e abandonou sua mãe. Ao mesmo tempo a mãe do protagonista ganha um legado inesperado: uma residência considerada como patrimônio histórico da cidade. Mas ela é velha, não se pode fazer qualquer reforma nela e, ainda por cima, com a casa eles ganham um cachorrinho, Howard. Por conta dele, tudo cheira a urina.


Dan exercita mais que nunca sua mania de criar listas do que ele considera impossível alcançar. Além dessa diversão, ele também conquista outra, observar Estelle, a garota ideal, por acaso sua vizinha. Essas distrações lhe permitem continuar a viver na propriedade herdada, a qual mais parece um curral de porcos. E também ajudam Dan a suportar a angústia da mãe e a saudade que sente de seu pai.

Entre os tópicos difíceis de concretizar, listados por Dan, estão beijar Estelle, conseguir um trabalho, levantar o astral de sua mãe, se esforçar para não se tornar um nerd, conversar com o pai quando ele telefona, tornar-se uma pessoa generosa e não desamparar os seus entes queridos.

Durante a leitura ficamos vibrando para que o protagonista supere suas dificuldades, nos divertimos com seus delírios, nos apaixonamos pelo cãozinho, torcemos para que a mãe de Dan seja feliz e não conseguimos deixar o livro de lado. Pena que após a história ser contada com tanto bom-humor e boas doses de ironia no início da trama, depois tudo caia no lugar-comum. Após a mudança para a nova residência, Dan desenvolve uma paixão pela garota mais assediada do colégio, é perseguido pelos companheiros de escola e é rotulado de nerd.

Fiona Wood passou boa parte de sua vida na cidade de Melbourne, na Austrália. Ela jamais conseguiu realizar o sonho de ter um cãozinho. Além disso, sua mãe tinha o hábito de assar um bolo de chocolate em cada um dos seus aniversários – só que ele sempre ficava cru.

Graças à sua paixão pelos livros, mergulhou constantemente neles à procura de um padrão de normalidade, porém compreendeu rápido demais que essa é uma concepção pouco confiável. A autora se graduou em Artes, tornou-se uma célebre roteirista de programas televisivos e é a criadora das sagas The Secret Life of Us, Silversun e Neighbours – com esta série ela conquistou 22 premiações.

A autora passou a produzir romances depois que se tornou mãe, pois desejava permanecer o máximo possível ao lado de seus filhos. Ela reside até hoje em Melbourne, junto ao seu esposo, aos filhos e a um cãozinho.

Fontes:
http://www.editoranovoconceito.com.br/autores/fiona-wood
http://www.editoranovoconceito.com.br/livros/seis-coisas-impossiveis/
http://s2ler.blogspot.com.br/2013/11/resenha-seis-coisas-impossiveis-fiona.html

Arquivado em: Livros