Sem Proteção

Isabel Montgomery foi deixada pelo pai em um quarto de hotel quando tinha sete anos de idade. Agora, dez anos depois, um e-mail inesperado chega a sua caixa postal. E foi enviado justamente pelo homem que a abandonou quando ainda era uma criança. Ela nunca mais tivera qualquer informação sobre ele, e tudo que pode fazer é tentar imaginar porque Jim Grant, depois de tanto tempo, está tentando se reaproximar. O que, afinal, o leva a crer que teria alguma assistência de sua parte?


Gradualmente, porém, a protagonista vai decifrando, com a troca de mensagens, vários mistérios que cercam seu passado familiar. O pai, um advogado de direitos civis, esconde-se sob uma identidade forjada desde o ano de 1974, quando foi incriminado por um homicídio cometido em um roubo a banco realizado nesta mesma época.

Jim, na verdade Jason Sinai, é um antigo membro de uma célula de militantes de esquerda. Por protestarem contra a Guerra do Vietnã, eles eram considerados insurgentes. Ele é na verdade um dos remanescentes deste período. Ao se esconder da polícia seu pai é casualmente, ou por desatenção dele, reconhecido por um jovem jornalista, o qual divulga sua verdadeira identidade.

Assim, a rotina estável de Jason é substituída por uma fuga alucinada dos policiais que estão em seu encalço enquanto ele tenta desesperadamente juntar indícios de sua inocência. Nesta trama que mescla ingredientes fictícios com eventos reais, o autor reconstrói a trajetória de militantes experientes nos confrontos das grandes cidades, todos portando sérias seqüelas orgânicas e emocionais.

Aqui o leitor se depara com os prejuízos psíquicos, as causas e os efeitos de uma revolta contra o poder estabelecido. Este livro fala sobre renúncia, percepção do que é justo e os conflitos que se estabelecem entre as ideologias políticas e a fidelidade à família. A narrativa se desenrola por meio de vários e-mails imaginários.

O livro "Sem Proteção" deu origem a uma adaptação cinematográfica encenada, produzida e protagonizada por Robert Redford. O elenco ainda conta com Shia LaBeouf, Susan Sarandon e Julie Christie. Lem Dobbs, do filme A Toda Prova, é responsável pelo roteiro, enfrentando uma dura prova na transposição da versão literária, já que a obra é estruturada pelo intercâmbio de mensagens virtuais.

Neil Gordon nasceu no ano de 1958, na África do Sul. Ele é PhD em literatura francesa pela Universidade de Yale. O autor atuou no veículo The New York Review of Books e como editor de literatura no The Boston Review. Entre suas obras estão Sacrifice of Isaac e The Gunrunner’s Daughter.

Fontes:
http://omelete.uol.com.br/company-you-keep/#.Ui4PsdLLB8E
http://livrosdoexilado.org/sem-protecao-neil-gordon/
http://www.benvira.com.br/noticia.asp?id=131
http://www.editorasaraiva.com.br/autor/neil-gordon/

Arquivado em: Livros