Sombras Vivas

Esta é a sequência de A Maldição da Pedra. Neste segundo volume da série Reckless já se passou um ano desde que Jacob conseguiu impedir que seu irmão Will fosse convertido em um goyl, um ser gelado e agressivo, revestido de pele pétrea e olhos da cor do ouro.


Nunca antes um familiar seu havia descoberto a entrada para o Mundo do Espelho, o universo onde as criaturas que habitam os contos de fadas coexistem com as pessoas e apresentam a elas sua face mais sinistra e intimidadora. Agora aí é a morada real do protagonista, que precisou ceder a um terrível feitiço para salvar Will.

O jovem foi forçado a dizer em voz alta o nome da Fada Escura. Como consequência desse gesto, uma mariposa funesta foi impressa em seu peito. Ela traz consigo uma antiga e terrível maldição. O inseto picará seis vezes a pele dele e a partir da última mordida retornará à vida. Então ela voltará para sua proprietária e transportará com ela a existência de Jacob.

Agora o garoto está desesperadamente à procura de algum antídoto no Mundo do Espelho. Ele já experimentou A Maçã que Tudo Cura, a Fonte da Eterna Juventude, o sangue de gênio engarrafado, mas nada adiantou. Só lhe resta crer em uma história ancestral sobre uma arma conhecida como besta. Se ela for utilizada com ódio, pode aniquilar inúmeros exércitos com uma única seta, mas quando movida pelo amor tem o dom de trazer a cura a alguém que estiver morrendo.

O problema é que outro ser está caçando esse artefato, e por essa razão será difícil ter acesso a ela. Jacob, com a ajuda de Fux, vai ter que ser mais veloz que o goyl Nerron, o Bastardo, pois esta criatura só tem um desejo, mostrar aos outros que é o maior caçador de tesouros de todas as esferas. Mas para Jacob este objeto é sua única salvação.

Cornelia demonstra uma rara delicadeza na sua escrita, e demonstra que realmente é perita na arte de criar. É incrível como ela manipula as criaturas tradicionais dos contos de fadas e os utiliza com extrema competência. Pouco a pouco ela vai habituando o leitor a mergulhar no seu universo mágico, já que houve um hiato de pelo menos um ano entre um volume da saga e o outro. A autora vai resgatando os pormenores que serão significativos nesta sequência, e logo o leitor já está novamente envolvido na história.

Cornelia Funke nasceu em Dorsten, na Alemanha, no ano de 1958. Autora e ilustradora de obras infanto-juvenis, ela conquistou várias premiações literárias. A escritora já lançou mais de quarenta livros e é especialmente famosa pela publicação de O Senhor dos Ladrões, de 2004, na época um dos mais vendidos do New York Times, e da trilogia Coração de Tinta.

Fontes:
http://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=02095
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=55020
http://www.livroseblablabla.com/2013/10/sombras-vivas-cornelia-funke.html

Arquivado em: Livros