Um Estudo em Vermelho

Este clássico do gênero policial, de autoria de Sir Arthur Conan Doyle, foi a princípio lançado no mês de novembro de 1887, em páginas da revista Beeton's Christmas Annual. Sua publicação no formato de livro impresso se deu em julho de 1888; a obra contava com imagens criadas por Richard Gutschmidt.

estudo em vermelhoHoje esta história se tornou uma obra-prima neste estilo literário, pois é a primeira a ser protagonizada pelo personagem que se transformaria em um dos detetives particulares mais famosos do Planeta, Sherlock Holmes. Aqui o investigador conhece seu futuro parceiro, igualmente célebre, Dr. Watson. É o assessor de Sherlock que narra as histórias e, ao mesmo tempo, as vivencia ao lado do detetive.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira, os policiais londrinos se vêem às voltas com um mistério difícil de solucionar. Uma vítima, do sexo masculino, é achada sem qualquer lesão, porém, envolta por nódoas de sangue. Na face o morto traz uma máscara de terror. A polícia decide, então, contratar Sherlock para resolver este caso.

Na segunda parte desta obra, o detetive protagoniza somente dois capítulos, até decifrar quem é o criminoso. Depois ele quase desaparece da trama e Conan Doyle se concentra na ideia de criar uma história sobre a região que seria popularmente chamada de Velho Oeste.

O que mais interessa, portanto, é a trama protagonizada por Sherlock. Nela o detetive e o Dr. Watson são apresentados por um amigo dos dois e decidem compartilhar um quarto de hotel para dividirem os custos. Mas na mesma hora Watson se deu conta de que estava ao lado de um homem dotado de um poder de raciocínio sem igual.

O detetive revelava em sua ação um potencial de dedução extremamente alto e um intelecto surpreendente. Ele associava os eventos de tal forma que realmente impressionava o doutor. Logo Watson se transformou em parceiro incondicional do investigador.

Sir  Arthur Ignatius Conan Doyle  nasceu na cidade escocesa de Edimburgo, em 22 de maio de 1859. O autor era formado em Medicina. Algum tempo depois ele se tornou célebre pela criação do personagem Sherlock Holmes, protagonista de pelo menos 60 narrativas. O detetive representa uma completa transformação no gênero da literatura policial.

Mas o escritor não se limitou ao estilo criminal, ele também produziu muitos livros de ficção científica, novelas com temas históricos, dramaturgia, romances, poemas e não-ficção. Conan Doyle residiu em Southsea, um bairro refinado de Portsmouth. Aí ele criou muitas de suas histórias.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Um_Estudo_em_Vermelho
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Conan_Doyle

Arquivado em: Livros