Tufão

Mestre em Educação, Comunicação e Tecnologia (UDESC, 2016)
Graduada em Geografia (UDESC, 2014)

Os tufões são um tipo de ciclone tropical, sendo que a sua diferença para os furacões é de que ocorrem no Pacífico Ocidental, enquanto que os furacões são os ciclones tropicais que de ocorrência no Atlântico Ocidental e no Pacífico Oriental. Quando ocorrem em outras regiões, o termo ciclone é utilizado de forma generalizada.

Os ciclones tropicais são sistemas de baixa pressão de núcleo quente, que se desenvolvem sobre águas tropicais e, às vezes, subtropicais. As condições para que ocorram incluem um distúrbio meteorológico pré-existente, oceanos tropicais quentes, umidade e ventos relativamente leves.

Para a classificação dos tufões existem diferentes escalas passíveis de serem adotadas, as quais, em geral, se baseiam nos ventos máximos sustentados. Uma escala bastante utilizada, tanto para tufões, quanto para furacões ou ciclones em geral, é a de Saffir-Simpson, cujas as categorias possíveis estão relacionadas, a seguir:

Tempestade tropical: vão de 63 km/h a 117 km/h e com a elevação do nível do mar de 0 a 0,9 metro.

  • Categoria 1: os ventos vão de 118 a 151 km/h e com a elevação do nível do mar de 1,2 a 1,6 metro. Podem causar danos em árvores e arbustos e em casas construídas inadequadamente, destruição de outdoors e letreiros mal instalados, algumas embarcações pequenas ancoradas tem suas amarras rompidas.
  • Categoria 2: os ventos vão de 152 a 176 km/h e com a elevação do nível do mar de 1,7 a 2,5 metros. Ocasionam danos consideráveis em árvores e arbustos, grandes estragos em casas pré-fabricadas em áreas expostas, danos extensos em outdoors e letreiros, destruição parcial de telhados, portas e janelas, danos consideráveis aos cais, marinas são inundadas, evacuação de algumas residências costeiras se faz necessária.
  • Categoria 3: os ventos são de 177 a 208 km/h e com a elevação do nível do mar de 2,6 a 3,8 metros. Com tempestades desta categoria, muitos galhos e arbustos são arrancados, grandes árvores são derrubadas, outdoors e letreiros que não estiverem bem instalados são levados pelos ventos, edifícios pequenos têm alguns comprometimentos às suas estruturas, casa pré-fabricadas são destruídas, enchentes sérias nas costas e muitas estruturas são destruídas.
  • Categoria 4: ventos são de 209 a 248 km/h e a elevação do nível do mar é de 3,9 a 5,5 metros. Nesta categoria, árvores são arrastadas pelo vento, letreiros e outdoors arrancados ou destruídos, danos sérios a tetos, portas e janelas e há colapso total de paredes em residências pequenas, é necessário a evacuação de residências próximas à costa.
  • Categoria 5: com ventos de mais de 249 km/h, o nível do mar elevando a mais que 5,5 metros. Os impactos são de árvores e arbustos totalmente arrastados pelos ventos, árvores arrancadas pela raiz, danos de grande porte a telhados de edifícios, colapso total de muitas residências e edifícios industriais, casas e edifícios arrastados, caos total, evacuação necessária para todos moradores de zonas baixas em uma área de 8 a 16 km da costa.

Dentre os países onde a ocorrência de tufões é mais comum estão: Japão, Taiwan (China), Filipinas e Vietnã, todos do leste asiático. O registro mais trágico é o do Supertufão Hayan, de categoria 5 na escala Saffir-Simpson, e que alcançou as Filipinas em novembro de 2013, causando mais de 6.000 mortes apenas neste país.

Super tufão Haiyan, 2013. Foto: NASA.

 

Referencial Bibliográfico:

CPTEC. Glossários. Disponível em: <http://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml#t>. Acesso em: 02 jan. 2018.

INMET. Glossário. Disponível em: <http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=home/page&page=glossario#T>. Acesso em: 02 jan. 2018.

O GLOBO. Tufão pode ter matado mais de 10 mil pessoas nas Filipinas. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/tufao-pode-ter-matado-mais-de-10-mil-pessoas-nas-filipinas-10738229>. Acesso em: 02 jan. 2018.

USP. Furacões ou Ciclones tropicais. Disponível em: <http://www.iag.usp.br/siae98/furacoes/furacoes.htm>. Acesso em: 02 jan. 2018.

NOAA. What is the difference between a hurricane, a cyclone, and a typhoon?. Disponível em: < https://oceanservice.noaa.gov/facts/cyclone.html > Acesso em: 02 jan. 2018.

Arquivado em: Meteorologia