Locução substantiva

Graduação em Letras Português e Inglês (Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2010)

Antes de iniciarmos o tema, vamos relembrar o que é uma locução. Locução é uma expressão formada a partir da união de duas palavras ou mais com uma mesma função no enunciado.

No caso da Locução Substantiva, é o conjunto de duas ou mais palavras que têm o valor de um substantivo. Como por exemplo:

Anjo da guarda
Dona de casa
Cesta básica
Juiz de futebol
Aparecida de Goiânia
Sala de Jantar
Fim de semana
Coração de anjo

No geral, o hífen não é empregado em Locuções Substantivas e, após o Novo Acordo Ortográfico, foi retirado o hífen de alguns substantivos compostos, que por sua vez, estes recebem a classificação de Locuções Substantivas, o que acontece com: audiovisual, girassol, passatempo.

A diferença entre substantivo composto e locução substantiva é bastante indefinida, isso pela natureza prolixa do problema. Alguns gramáticos, consideram pôr-do-sol um substantivo, enquanto outros classificam como uma simples locução, sem hífen. O mesmo acontece para o ponto e vírgula, alguns defendem como sendo uma locução, por isso não usam o hífen; outros, consideram um vocábulo e escrevem ponto-e-vírgula, com o hífen.

Segundo o professor Cláudio Moreno ¹, não existe um limite definido da passagem da sintaxe para o léxico, onde, por exemplo, a frase ou locução X passa a ser o vocábulo composto Y. O que acontece é uma transformação, em que a nova palavra pode ser tanto uma locução como um substantivo composto.

Referência Bibliográfica:
¹ http://sualingua.com.br/2009/06/02/locucao-x-vocabulo-composto/
https://www.normaculta.com.br/locucao/

Arquivado em: Português