Endereçamento IP

Um endereço IP é o número que identifica exclusivamente um dispositivo conectado à uma rede TCP/IP. Esse endereço é formado por uma sequência de números compostos de 32 bits, divididos em 4 grupos de 8 bits que recebem o nome de octeto, porque cada um deles tem oito posições quando visualizados na forma binária. Com 8 bits são permitidos até 256 combinações diferentes, e para que a configuração seja facilitada, são utilizados os números de 0 a 255 para representar cada octeto, isto porque é mais fácil formar números como 74.86.238.241 que utilizar números binários como 01001010.01010110.11101110.11110001.

Através do endereço IP, podemos identificar a região ou país do qual um computador está conectado à internet. Não se deve confundi-lo com endereço MAC (Endereço físico), que é um número hexadecimal fixo atribuído pelo fabricante da placa de interface de rede, e operam na camada 2 do modelo OSI, enquanto que o endereço IP pode ser fixo (IP estático) como também mudar a cada conexão (IP dinâmico), atuando na camada 3 do modelo OSI, permitindo que um computador possa localizar outro computador na rede.

O endereçamento IP é dividido em duas partes, sendo a primeira responsável por identificar a rede à qual o computador está conectado, e a segunda é utilizada para identificar os Hosts que pertencem à rede. Para permitir uma maior gama de endereços IP, o endereçamento foi dividido em cinco classes diferentes, que utilizam a nomenclatura A, B, C, D e E para identificá-las. As classes D e E não são utilizadas e foram desenvolvidas para utilizações futuras. Cada classe reserva um número diferente de octetos para seu endereçamento de rede e diferenciam pequenas, médias e grandes redes.

Em uma rede de classe A, o primeiro octeto é atribuído para identificar a rede e os três últimos identificam os Hosts. Nesta classe o primeiro octeto é um número entre 1 e 126. O endereço pertencente à classe A foi projetado para suportar redes de grandes dimensões, sendo possível endereçar até 16.777.214 hosts.

Na classe B, os dois primeiros octetos identificam a rede e os dois últimos identificam os hosts. Nesta classe o primeiro octeto está entre os números 128 e 191.  O endereço de classe B foi concebido para satisfazer as necessidades das redes de moderada a grande porte, sendo possível endereçar até 65.534 hosts

Já na classe C, os três primeiros octetos identificam a rede e o último octeto identifica os hosts. Nesta classe o primeiro octeto está entre os número 192 e 223. É possível endereçar até 254 hosts sendo este endereço projetado para suportar redes pequenas.

Referências Bibliográficas:
http://informatica.hsw.uol.com.br/questao549.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Endere%C3%A7o_IP
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc787434(WS.10).aspx

Arquivado em: Redes de Computadores