Roteador

Roteador para uso doméstico

Os roteadores são equipamentos especializados fundamentais para o funcionamento da internet. São eles que decidem qual caminho o tráfego de informações deve seguir, facilitando bastante a configuração de uma rede. Para se ter uma idéia de sua importância, são os roteadores que fazem grande parte do trabalho de enviar uma mensagem de um computador a outro, e são peças essenciais para que a mensagem trafegue entre redes em vez de dentro delas. Para estabelecer uma rota a ser seguida, o roteador consulta uma tabela interna de rotas, que pode ser estática ou dinâmica, onde contém as informações sobre a rede. Além disto, os roteadores operam nas camadas dos níveis 1, 2 e 3 do modelo OSI (Interconexão de Sistemas Abertos) e fazem o roteamento de pacotes entre LAN’s.

Este equipamento está presente em muitas residências e organizações, e possui a capacidade de visualizar todas as mensagens enviadas por qualquer computador de qualquer uma das redes em um ambiente. Ele garante que a informação não vá para onde ela não é necessária e sempre escolhe o melhor caminho disponível na rede, permitindo que as informações cheguem ao destino desejado. Consegue perfeitamente negociar separadamente com duas redes de computadores, unido-as e passando informações de uma para outra, fazendo ainda a tradução dos protocolos que se baseiam em algoritmos de roteamento, compostos por vários critérios.

Roteador para uso corporativo (em grandes centros de processamento de dados, datacenters, etc)

Os roteadores podem ser estáticos onde procuram o caminho mais curto para o tráfego das informações, sem considerar o congestionamento, como também podem ser dinâmicos, onde procuram pelo caminho mais curto e sem congestionamento. A desvantagem de rotas estáticas é que, toda vez que houver alteração na rede que possa prejudicar essa rota, deve-se refazer a configuração manualmente.  Já em rotas dinâmicas, depois de feita a configuração para iniciar o roteamento dinâmico, o conhecimento das rotas será automaticamente atualizado sempre que novas informações forem recebidas através da rede.

Antigamente os roteadores eram simples computadores que tinham várias placas de rede, sendo cada uma ligada a uma rede diferente. Com o avanço da tecnologia, foram surgindo modelos de roteadores no mercado que estão cada vez mais aprimorados. Os roteadores sem fio (Wi-Fi) são bastante cobiçados por proporcionarem a seus usuários organização, visto que os cabos foram eliminados, como também oferecem segurança, alta tecnologia e mobilidade. Através deles pode-se acessar a internet pelo celular, notebooks, PCs, etc., porém deve-se estar em sua área de abrangência para ter acesso à internet.

Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roteador
http://www.igeduca.com.br/artigos/nunca-e-tarde-para-aprender/o-que-sao-roteadores.html
http://www.baixaki.com.br/info/1258-o-que-e-roteador-.htm
http://pt.kioskea.net/contents/lan/routeurs.php3

Arquivado em: Redes de Computadores