Choque anafilático

Por Mayara Cardoso
Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

É comum escutarmos no dia a dia que uma pessoa é alérgica a um alimento ou um medicamento, por exemplo. Isso significa que o organismo desse indivíduo, ao identificar essa substância, apresenta uma resposta imunológica, combatendo-a de maneira exagerada e dando origem a um quadro de hipersensibilidade, muito conhecido como alergia.

No entanto, existem casos nos quais as reações alérgicas se manifestam por meio de complicações muito sérias, rápidas e até fatais, o que recebe o nome de choque anafilático (ou reação anafilática). Tal situação ocorre quando o indivíduo é exposto a algum agente alergênico que estimule muito o sistema imunológico, o que provoca uma reação de hipersensibilidade muito potente e desencadeia sintomas graves.

Entre os agentes alergênicos mais comuns estão:

O choque anafilático acontece de forma imediata e imprevisível no organismo. Dentro de poucos minutos após o contato com o causador da alergia, os sintomas subitamente começam a aparecer: palidez, coceira e vermelhidão na pele, inchaço, falta de ar, queda da pressão arterial, suor excessivo, aceleração dos batimentos cardíacos, vômito, inconsciência, desmaio, etc. Esses sinais e sintomas são provocados pela ação de mastócitos e basófilos (células de defesa), imunoglobulina E (anticorpo) e pela liberação da histamina, uma substância química vasodilatadora.

De todos os sintomas do choque anafilático, certamente o que mais preocupa é o edema de glote (ou edema de laringe), em que a região da garganta incha devido ao excesso de fluido nas células, interrompendo a passagem de ar, o que pode levar o indivíduo à morte dentro de poucos minutos.

Como já dito, o choque anafilático é muito grave e pode ser letal, por isso, requer atendimento médico imediatamente. Nessas condições de emergência, é recomendado acionar uma ambulância, serviços de urgência ou bombeiros, que prestarão os primeiros socorros. Inicialmente, o indivíduo recebe uma dose de adrenalina na veia, que atenua os sintomas, contrai os vasos sanguíneos e libera as vias respiratórias. Em seguida, ele recebe oxigênio através de máscaras, de modo a manter a respiração e oxigenação do cérebro, principalmente.

Quando atendida a tempo e adequadamente, a pessoa que sofre um choque anafilático tem grandes chances de sobreviver, mas há a possibilidade desenvolver sequelas. O cérebro, por exemplo, pode ter sua atividade comprometida devido à falta de oxigenação ocosianada por algum dos sintomas. Assim, é necessário ter sempre o acompanhamento de um médico especialista.

Leia também:

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anafilaxia
http://saude.hsw.uol.com.br/alergia2.htm
http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2013/05/22/noticia_saudeplena,143457/fique-atento-as-reacoes-alergicas-extremas.shtml

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!