Leonardo Fibonacci

Bacharel em Matemática (FMU-SP, 2018)
Mestre em Física Teórica (UNICSUL, 2020)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Leonardo Fibonacci, também conhecido por Leonardo de Pisa, foi um matemático italiano nascido no ano de 1170, sem uma data precisa de seu nascimento. Foi considerado o primeiro grande matemático europeu da idade média.

Fibonacci era filho de um rico e influente mercador de Pisa, cidade onde nasceu. Numa das viagens a trabalho de seu pai, Fibonacci conheceu os números hindu-arábicos e a aritmética quando ainda era uma criança, tal descoberta foi mais tarde documentada em sua primeira obra, o livro Liber Abaci de 1202, com a frase: “Os números indianos são 9 8 7 6 5 4 3 2 1. Com esses nove algarismos, e com o símbolo 0 qualquer número pode ser escrito”. Tal obra foi responsável por apresentar à Europa o sistema numérico indiano, que usamos até hoje.

Sob influência do trabalho de seu pai, Fibonacci viveu grande parte de sua vida em contato com o comercio, o que possibilitou muitas viagens e contatos com diversos estudiosos muçulmanos do mediterrâneo. Sua carreira como matemático entra em ascensão ao retornar para a Itália em 1200. Fibonacci, após ter solucionado alguns problemas matemáticos propostos pela corte do imperador Frederico II, alcançou a fama. Fibonacci então publica ao todo 6 livros durante sua vida, sendo eles tratados sobre álgebra, geometria, aritmética e trigonometria, publicou também uma obra contendo comentários sobre o décimo livro da coleção Os Elementos, de Euclides.

Dentre as inúmeras contribuições de Fibonacci, destaca-se a famosa sequência de Fibonacci. Contribuição esta que deu origem a muitas pesquisas sobre padrões numéricos e geométricos presentes na natureza. Esta sequência possibilita a construção da famosa figura, a Espiral de Fibonacci, que aparece quando construímos uma série de quadrados cujos lados são os números da Sequência de Fibonacci:

(1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, ... )

Com isso temos que cada quadrado abaixo possui um número indicando quanto vale a medida do seu lado que coincide com a sequência de Fibonacci. Construindo então, a espiral:

Após o ano de 1228, não é possível encontrar noticias sobre o matemático com exceção de uma remuneração paga à Fibonacci pela República de Pisa em reconhecimento por serviços prestados à cidade e por suas contribuições valiosas para a contabilidade da República e de seus interesses. Fibonacci morre no ano de 1250, na cidade de Pisa.

Leia também:

Referências bibliográficas:

BOYER, Carl B. História da Matemática. São Paulo: Blucher, 2012.

ROQUE, Tatiana. História da Matemática – Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. São Paulo: Zahar, 2012.

ROONEY, Anne. A História da Matemática. São Paulo: M. Books do Brasil Editora, 2012.

Arquivado em: Biografias, Matemática
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: