Ordo Templis Orientis

O Ordo Templis Orientis é uma ordem de cunho ocultista fundada por Franz Hartmann e Theodor Reuss em 1906, logo após a morte de Karl Kellner, que teria sido um dos precursores do estudo da ordem. Tem carácter sério e secreto, dedicado ao alto proposito de assegurar a liberdade do indivíduo e seu avanço na sabedoria, compreensão. É um corpo de iniciados em cuja as mão estão concentrados a sabedoria e os conhecimentos secretos de todas as Ordens Orientais.

A historia da Ordo (se assim me permite chamar) e de todas as ramificações da mesma que lhe estão interligadas de alguma forma, estão ligadas com a historia de seus fundadores e protagonistas. Os primeiros são Karl Kellner e Theodor Reuss.

Reuss era um maçom, é considerado por vários historiadores e maçons como um “burlão” pois ele importou uma organização maçônica de origem francesa para a Alemanha. Já Karl Kellner foi o homem que teve a ideia de um circulo privado que usaria magia sexual sob linhas Tantricas, em 1865. Ele não pertencia a ordem nenhuma, tinha apenas alguns amigos com quais trabalhavam em magia sexual, e tem a certeza de muitos historiadores de que ele nunca usou e muito menos ouviu falar no termo O.T.O (sigla da Ordo Templis Orientis).

Reuss considerou que era uma boa ideia introduzir a magia sexual em uma ordem e escolheu o rito denominado de rito Memphis-Mizraim.

Depois da morte de Kellner em 1905, Reuss inventou um novo termo para um grupo interno que trabalharia com essa orientação: a Ordem dos Templários do Oriente. Posteriomente Reuss proclamaria como seu “herdeiro” ou “substituto” o inglês Aleister Crowley, que por sua vez acabou introduzindo e desenvolvendo a Thelema (uma filosofia ou religião baseada na lei da vontade) na O.T.O. Foi a primeira das Grandes Ordens da antiguidade a aceitar a Lei do Novo Aeon seguindo um dos fundamentos principais que é “faze o que tú queres, há de ser tudo da Lei”.

A Ordo hoje está concentrada em 10 graus principais, e todo homem e toda mulher livre, e de boa reputação pode fazer parte desde que seja admitido por convite do corpo governante interessado.

Os seus proposito só podem ser compreendidos pelos seus iniciados mais altos, mas pode ser dito abertamente que a Ordem ensina Ciência Hermética ou Conhecimento Oculto, todos os tipos de Yoga, Raja-Yoga, Bhakta Yoga e Hatha Yoga e todos os outros ramos da sabedoria secreta dos antigos.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Thelema
http://www.socotonobrasil.org.br/index2.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordo_Templi_Orientis

Arquivado em: Sociedades Secretas