Muitos motoristas brasileiros não sabem, mas existe a Permissão Internacional para Dirigir (PID), mais conhecida como a Carteira de Habilitação. Internacional Essa licença pode ser adquirida por qualquer pessoa que tenha a CNH válida e, atualmente, é aceita em mais de 100 países ao redor do mundo.
Confira abaixo algumas das principais dúvidas sobre esse documento.
O que é a Carteira Internacional de Habilitação?
É o documento que possibilita o uso da CNH fora do Brasil. Em outras palavras, a PID é uma extensão da Carteira de Habilitação, autorizando brasileiros e brasileiras a dirigirem em outros países.
Essa carteira informa que o condutor está legalizado e que, portanto, é apto a guiar veículos motorizados. Como é uma espécie de cópia internacional da CNH, a PID tem as mesmas características. Por exemplo: se a sua CNH é categoria B, a PID também será.
Se, na CNH, está descrito que você é obrigado a usar óculos, por exemplo, na PID também constará a mesma informação, mas em outros idiomas, como o inglês e o espanhol.
Quando é necessário tirar a PID?
A Carteira Internacional é indicada para todos os brasileiros que estarão fora do Brasil por mais de seis meses e querem dirigir durante esse período. Nesses casos, quando o tempo de viagem excede 180 dias, a PID é obrigatória. Em outros, é apenas opcional.
Para aqueles viajantes que preferem dirigir mais tranquilamente no exterior, vale a pena tirar a PID mesmo em viagens mais curtas. O procedimento é simples e poderá evitar constrangimentos desnecessários fora do país.
Como conseguir a Carteira Internacional de Habilitação?
A maneira mais simples é realizando os procedimentos pela internet, no site do DETRAN do mesmo estado em que foi habilitada a CNH. Ou seja, se você é de Minas Gerais, deverá fazer os trâmites no site do DETRAN-MG.
Preencha o formulário com todos os seus dados e, em seguida, faça o pagamento do DAE (Documento de Arrecadação). Depois disso, você será notificado e poderá receber a PID pelos correios ou retirá-la pessoalmente.
Os valores do DAE variam de estado para estado e estão entre 100 e 350 reais.
Por quanto tempo a PID é válida?
Até 2017, a PID tinha a mesma data de validade da CNH comum. No entanto, atualmente, a regra mudou e a Carteira Internacional de Habilitação só vale por três anos, contados a partir da data da emissão.
Depois disso, é preciso solicitar novamente a PID, pedindo uma nova emissão do documento.
Quais são os países que aceitam a PID?
Muitos! Todos os países que fazem parte da Convenção de Viena ou que têm Princípio de Reciprocidade com o Brasil aceitam a PID. Entre esses países, estão: Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Estados Unidos, Portugal e Alemanha. Para ver a lista completa, é só conferir no site do DETRAN.
Agora que você já sabe praticamente tudo sobre a Carteira Internacional de Habilitação (PID), pode começar a planejar a sua próxima viagem internacional! Entretanto, não esqueça: dentro do Brasil, a PID não substitui a CNH e não pode ser usada como documento!
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/transito/carteira-de-habilitacao-internacional/