Carteira de Habilitação Internacional

Muitos motoristas brasileiros não sabem, mas existe a Permissão Internacional para Dirigir (PID), mais conhecida como a Carteira de Habilitação. Internacional Essa licença pode ser adquirida por qualquer pessoa que tenha a CNH válida e, atualmente, é aceita em mais de 100 países ao redor do mundo.

Confira abaixo algumas das principais  dúvidas sobre esse documento.

O que é a Carteira Internacional de Habilitação?

É o documento que possibilita o uso da CNH fora do Brasil. Em outras palavras, a PID é uma extensão da Carteira de Habilitação, autorizando brasileiros e brasileiras a dirigirem em outros países.

Essa carteira informa que o condutor está legalizado e que, portanto, é apto a guiar veículos motorizados. Como é uma espécie de cópia internacional da CNH, a PID tem as mesmas características. Por exemplo: se a sua CNH é categoria B, a PID também será.

Se, na CNH, está descrito que você é obrigado a usar óculos, por exemplo, na PID também constará a mesma informação, mas em outros idiomas, como o inglês e o espanhol.

Quando é necessário tirar a PID?

A Carteira Internacional é indicada para todos os brasileiros que estarão fora do Brasil por mais de seis meses e querem dirigir durante esse período. Nesses casos, quando o tempo de viagem excede 180 dias, a PID é obrigatória. Em outros, é apenas opcional.

Para aqueles viajantes que preferem dirigir mais tranquilamente no exterior, vale a pena tirar a PID mesmo em viagens mais curtas. O procedimento é simples e poderá evitar constrangimentos desnecessários fora do país.

Como conseguir a Carteira Internacional de Habilitação?

A maneira mais simples é realizando os procedimentos pela internet, no site do DETRAN do mesmo estado em que foi habilitada a CNH. Ou seja, se você é de Minas Gerais, deverá fazer os trâmites no site do DETRAN-MG.

Preencha o formulário com todos os seus dados e, em seguida, faça o pagamento do DAE (Documento de Arrecadação). Depois disso, você será notificado e poderá receber a PID pelos correios ou retirá-la pessoalmente.

Os valores do DAE variam de estado para estado e estão entre 100 e 350 reais.

Por quanto tempo a PID é válida?

Até 2017, a PID tinha a mesma data de validade da CNH comum. No entanto, atualmente, a regra mudou e a Carteira Internacional de Habilitação só vale por três anos, contados a partir da data da emissão.

Depois disso, é preciso solicitar novamente a PID, pedindo uma nova emissão do documento.

Quais são os países que aceitam a PID?

Muitos! Todos os países que fazem parte da Convenção de Viena ou que têm Princípio de Reciprocidade com o Brasil aceitam a PID. Entre esses países, estão: Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Estados Unidos, Portugal e Alemanha. Para ver a lista completa, é só conferir no site do DETRAN.

Agora que você já sabe praticamente tudo sobre a Carteira Internacional de Habilitação (PID), pode começar a planejar a sua próxima viagem internacional! Entretanto, não esqueça: dentro do Brasil, a PID não substitui a CNH e não pode ser usada como documento!

Arquivado em: Trânsito