Habilitações especiais

Por ser um assunto pouco discutido nas autoescolas, muitos condutores ainda têm uma série de dúvidas em relação às habilitações especiais.

Como é o processo para tirar a CNH especial? Quem são os condutores que se enquadram nesse tipo de habilitação? Como conseguir a Isenção de Condutores?

Esses são apenas alguns dos questionamentos mais comuns sobre o tema e que merecem a atenção de quem está por tirar a CNH. Se esse é o seu caso, conheça as habilitações especiais, veja qual é a CNH indicada para você e saiba como conseguir a sua!

O que é uma Habilitação Especial?

A Carteira de Habilitação Especial é a CNH destinada às pessoas com algum tipo de deficiência e/ou mobilidade reduzida.

O documento é igual ao da CNH comum, exceto que, na Habilitação Especial, constam códigos com as condições obrigatórias que o condutor deve seguir para transitar em segurança nas vias públicas. Se o motorista precisa de alguma adaptação no câmbio de marcha do seu veículo, esse item constará na CNH como obrigatório, por exemplo.

Como é o processo para tirar a CNH Especial?

O processo para tirar a Carteira de Habilitação Especial tem algumas particularidades quando comparado à CNH comum. A primeira diferença está no exame médico. Para a CNH comum, o exame médico acaba sendo uma etapa burocrática, mas, para a CNH Especial, esse é um dos pontos principais do processo.

No exame médico para as CNHs especiais, o perito da Banca Especial do DETRAN avalia se a pessoa está ou não apta para dirigir e quais são as adaptações necessárias para o veículo a ser conduzido. Infelizmente, em muitos casos, as pessoas não conseguem a liberação dos peritos na primeira vez e acabam tendo que buscar outros profissionais, na mesma cidade ou em municípios vizinhos.

A partir daí, depois de passar pelo perito, as etapas para tirar a CNH Especial geralmente são similares às da CNH comum. Algumas vezes, o exame psicotécnico (especialmente na parte de testes motores) também é adaptado de acordo com a deficiência do candidato ou candidata, desde que as condições físicas influenciem nos resultados desses testes e, portanto, exijam uma prova especial.

Onde fazer as aulas práticas de direção?

Encontrar uma autoescola para fazer aulas práticas pode ser muito difícil para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, especialmente em cidades do interior, já que, para isso, a autoescola deve ser homologada no DETRAN e ter autorização para dar aulas de direção específicas para pessoas com deficiência.

As autoescolas homologadas devem contar com veículos e espaços adaptados. Geralmente, entre essas adaptações, estão:

  • câmbio automático;
  • rampas;
  • assentos de elevação;
  • prolongamento de pedais;
  • volante com pomos giratórios e central elétrica;
  • comandos universais de aceleração e frenagem.

Como conseguir a Isenção de Condutor?

Alguns condutores sequer sabem o que é a Isenção de Condutor, mas, por meio dela, pessoas com deficiência podem comprar automóveis 0km sem pagar impostos.

Se você é um condutor com deficiência e vai comprar um carro novo, é preciso, entre outras ações, apresentar o laudo médico emitido pelo DETRAN e sua CNH Especial, comprovando a necessidade de utilizar um carro automático e/ou com adaptações.

Dessa forma, você poderá estar livre de pagar alguns impostos, o que influenciará no preço do seu automóvel.

Arquivado em: Trânsito