Auditoria da qualidade

O desígnio da auditoria da qualidade é a avaliação a adaptação da eficácia das disposições planejadas da qualidade pela coleta e utilização da evidência objetiva e identificar e registrar as instâncias de não conformidade com os arranjos e disposições da qualidade e mostrar, quando for possível, as causas.

É necessário entender que a auditoria é um exercício para coletar dados, que torna possível que uma necessidade de progresso ou de ações de correção seja encontrada. A informação que se busca é a evidência objetiva da conformidade, e não o número mais alto de não conformidades. Não pode ser entendida como uma caça às bruxas. Os auditores deveriam ser cuidadosos com esse aspecto e, em todas as suas ações, deveriam formar esta imagem positiva da auditoria da qualidade, porque, caso contrário, um clima para uma conversação eficaz não será encontrado.

É, decisivamente, importante que os dados coletados sejam exatos e verdadeiros, pois importantes tomadas de decisão serão baseadas nos balanços de auditoria. As decorrências financeiras de decisões tomadas com base em dados errôneos, colhidos durante auditoria conduzida de forma inadequada, podem ter uma decorrência devastadora sobre a organização. Portanto, é essencial que as ações sejam tomadas somente por pessoal treinado ou por profissionais contratados. A coleta de dados e evidências objetivas requer profissionalismo que somente podem ser desenvolvido através de experiência e treinamento que duram vários anos.

OBJETIVOS DE UMA AUDITORIA

  • Determinação da conformidade ou não conformidade com os requisitos especificados.
  • Determinação da eficácia do sistema no atendimento aos objetivos.
  • Identificação do potencial de melhoria no que se refere ao sistema da qualidade.
  • Atendimento dos requisitos regulamentares.
  • Certificação do sistema da qualidade.

MELHORAS DA AUDITORIA

  • Direcionar a confiança de que as atividades acontecem de acordo com o estabelecido.
  • Proporciona satisfação e confiança aos clientes.
  • Detecta e observa problemas de ocasião.
  • Retorna informações para as atos corretivos e melhoras

CLASSIFICAÇÃO DA AUDITORIA DA QUALIDADE

  • Auditoria da Qualidade de 1ª Parte: É realizada por uma organização sobre si mesma e para o benefício de sua administração, que utilizará os dados obtidos durante a auditoria.
  • Auditoria da Qualidade de 2ª Parte: Conduzidas por uma companhia sobre outra para finalidades e metas da empresa que fez a auditoria. Inclui auditorias feitas por clientes e em potenciais fornecedores da companhia.
  • Auditoria da Qualidade de 3ª Parte: Realizadas por uma 3ª parte, independente, que não se interessa diretamente nos resultados das auditorias. São auditorias de certificação para prêmios de qualidade, entre outras.

Fontes:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAACYwAE/auditoria-qualidade-confiabilidade
http://www.pmeportugal.com.pt/PME-NA-HORA/Forma%C3%A7%C3%A3o-Executiva/Executivos/Ambiente--Qualidade-e-Seguran%C3%A7a/Auditorias-Internas-da-Qualidade.aspx
http://www.elementarqualidade.com.br/
http://auditoriadaqualidade.blogspot.com.br/

Arquivado em: Administração, Qualidade