Consultoria da qualidade

A Consultoria da Qualidade é a prestação de um serviço técnico, de um especialista da área da qualidade com a finalidade de oferecer a terceiros projetos de:

  • implantação de um sistema de gestão da qualidade conforme norma especificada pelo cliente (ISO9001, ISO TS 16949, ONA, etc), com ou sem fins de certificação;
  • melhorar a qualidade do sistema de gestão da qualidade existente;
  • implantar a gestão por processo na organização;
  • aumentar a eficiência e a eficácia dos processos da organização;
  • enfim, entender a necessidade da organização e propor uma solução a curto, médio ou longo prazo através da elaboração de um cronograma de trabalho, podendo ser até de treinamentos da qualidade, tais como: 5S, 10S, Ferramentas Básicas da Qualidade, Ferramentas Gerenciais da Qualidade e  Formação de Auditor Interno da Qualidade.

Dentro deste processo, existem diversos tipos de auditoria:

Auditoria de Adequação

A auditoria da qualidade de adequação determina a extensão na qual o sistema documentado representado pelo manual da qualidade e pelos procedimentos adequadamente atende aos requisitos da norma aplicável. Esta auditoria é também conhecida por:

  • Auditoria da documentação.
  • Auditoria de escritório
  • Análise crítica da documentação
  • Auditoria de sistema = conjunto da auditoria de adequação + conformidade

No processo de certificação, uma auditoria de adequação se limita tipicamente à análise crítica do manual da qualidade que normalmente, de forma suficiente, delinearia o sistema da qualidade da organização.

Auditoria de Conformidade ou de Implementação

A auditoria da qualidade de conformidade busca estabelecer a extensão na qual o sistema documentado está entendido, implementado e percebido pela força de trabalho, ou seja, o auditor procura pela implementação das disposições e arranjos planejados.

  • Auditoria de sistema = conjunto da auditoria de adequação + conformidade

Auditoria Externa

A auditoria da qualidade externa é uma auditoria de segunda parte ou de terceira parte.

 Auditoria Interna

As auditorias interna são quando uma organização examina seus próprios sistemas, procedimentos e atividades para determinar se eles são adequados e estão sendo atendidos, é uma auditoria de primeira parte.

Auditoria de Produto / Projeto / Processo

Esta auditoria da qualidade é uma auditoria vertical que considera todos os sistemas que entram na produção de um produto ou serviço específico.

Auditoria Vertical

A auditoria vertical considera a conformidade de um departamento em todos os requisitos a ele aplicável.

Auditoria Horizontal

Em oposição à vertical, a auditoria horizontal considera a conformidade em relação a um requisito selecionado. Ex.: Avalia o requisito controle de documentos ao longo de toda a Organização.

Fontes:
http://www.elementarqualidade.com.br/page32.php
http://www.biocor.com.br/novo/templates/padrao/circuito/circuito_jan_fev_2009.pdf
http://qualidadehospitalaregestao.blogspot.com.br/2011/04/importancia-da-auditoria-interna.html

Arquivado em: Administração, Qualidade