Pâncreas

Por Fabiana Santos Gonçalves
O pâncreas é um órgão localizado entre o baço, o duodeno e o intestino e fica atrás do estômago. Mede entre 15 e 25 cm e possui dupla função: endócrina e exócrina.

A porção endócrina possui hormônios que participam na regulação de atividades metabólicas e a porção externa secreta enzimas digestivas.

Anatomia

O pâncreas é dividido em três regiões: cabeça, corpo e cauda. A cabeça se encaixa no quadro duodenal e sua cauda é afilada.

Função

O pâncreas produz enzimas e hormônios. De acordo com suas funções é dividido em porção endócrina e porção exócrina.

Porção endócrina: É composta por grupos de células chamadas ilhotas pancreáticas, que possuem três grupos de células, α, que produzem glucagon, β que produzem insulina e as Δ, que produzem somatostatina. Os hormônios produzidos pelas ilhotas pancreáticas são lançados diretamente na corrente sanguínea.

Porção exócrina: a porção exócrina do pâncreas participa na digestão secretando enzimas digestivas, através de estruturas chamas ácinos. As enzimas são secretadas para o duodeno.

Patologias

Danos ao pâncreas podem causar doenças como diabetes, fibrose cística, insuficiência pancreática, pancreatites, carcinoma e tumores.

Leia também: