Brunei

O Brunei (Negara Brunei Darussalam, ou Estado de Brunei, Morada da Paz em malaio) é um pequeno estado asiático, que consiste de duas partes não conectadas, com a área total de 5.765 km², equivalente ao Distrito Federal. Cercado a leste, oeste e sul pela Malásia, o território do país tem 161 quilômetros de costa junto ao mar do Sul da China na sua parte norte. Com uma população de cerca de 407 mil habitantes, a capital e principal cidade de Brunei é Bandar Seri Begawan. A religião predominante é o islã, mas importantes segmentos cristãos e budistas estão presentes na sociedade bruneana. Brunei adota o regime de sultanato, ou seja, é uma monarquia islâmica de origem malaia, etnia que representa a maioria da população, havendo ainda uma importante comunidade chinesa. A moeda local é o dólar bruneano e a língua oficial é o malaio.

Registros chineses e árabes dão conta da existência de um estado localizado na foz do Rio Brunei no século VIII, referido como Po Ni. Este reino aparentemente foi conquistado pelo Império do Hindu Srivijaya, da ilha de Sumatra, no início do século IX. Subjugado brevemente pelo Império Majapahit baseado em Java, este estado irá recuperar sua independência.

Entre os séculos XV e XVII o Império de Brunei teve sua idade de ouro, estendendo-se por toda a ilha de Bornéu e norte para as Filipinas.

Devido a lutas internas pela sucessão real, o sultanato de Brunei entrará num período de declínio, ao mesmo tempo em que cresce a influência das potências coloniais europeias na região, que contribuem para destruir a base econômica de Brunei e de outros sultanatos vizinhos.

Enquanto isso, os britânicos ampliam o controle sobre o território a nordeste de Bornéu, e em 1888, Brunei se torna protetorado do Governo britânico, conservando a independência interna, mas sendo tutelado pelos britânicos quanto aos assuntos externos. No final dos anos 1950 e início dos anos 1960, o governo local rechaça as pressões para se unir à Federação Malaia, cuja independência estava prestes a ocorrer. O sultão de Brunei decide por manter Brunei como um estado independente separado da Malásia.

Em 1970, a capital nacional, Brunei Town, foi rebatizada com o atual nome, em honra do sultão (algo como "cidade do porto sagrado"). A 1 de janeiro de 1984, Brunei se tornou um estado totalmente independente, e graças à riqueza trazida pela abundância de petróleo, o governo pode disponibilizar um dos melhores sistemas de saúde de toda a Ásia. Tal sistema permitiu que a malária fosse erradicada, bem como a cólera.

Bibliografia:
Brunei profile (em inglês). Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/news/world-asia-pacific-12990060>. Acesso em: 12 set. 2012.
Brunei (em inglês). Disponível em: <http://www.state.gov/outofdate/bgn/brunei/191077.htm>. Acesso em: 12 set. 2012.
Mapa: http://www.mapas-asia.com/brunei.htm

Arquivado em: Ásia