Planeta Anão

Por Deivid Cezario Teixeira
O nosso planeta Terra faz parte de um sistema, o chamado “Sistema Solar”. Dentro desse sistema e junto com a Terra outros astros também chamados de planetas compõem o nosso sistema solar. São eles: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Mas você deve estar pensando: “Você esqueceu de um planeta, não?!” Na verdade não!

O planeta do qual você deve estar se referindo é Plutão, que dentre os outros oito, é o mais distante do Sol. Porém, de acordo com as novas regras da União Astronômica Internacional (UAI), Plutão não é mais chamado de planeta e sim de Planeta-Anão.

Parece engraçado mais é a pura verdade e de acordo com as novas regras, para um astro ser chamado de planeta ele deverá:

1. Orbitar o Sol;
2. Ter forma, aproximadamente, esférica;
3. Ser o maior astro em sua órbita.

Considerando estas três exigências, Plutão não cumpre com apenas a terceira, pois existem alguns astros em sua órbita que são maiores em massa. Com isso um Planeta-Anão, assim como plutão, atende a duas exigências: Orbitar o Sol e ter forma esférica.

Além de Plutão conhecemos também outros astros que têm a mesma denominação, como por exemplo, Ceres e Éris, por possuírem as mesmas características que Plutão.