Flamingo

Graduação em Ciências Biológicas (UNIFESP, 2014)

Os flamingos são aves pertencentes à família Phoenicopteridae da Ordem Ciconiiformes. São animais com longas pernas, de bico encurvado, que medem de 90 a 150 cm de comprimento. Sua plumagem possui tons de rosa, coloração bem característica do grupo, graças à sua alimentação. Através da filtração, os flamingos consomem algas e pequenos crustáceos que são ricos em cantaxantina (encontrada nos camarões) e outros carotenoides que colorem as penas dessas aves, sendo que a intensidade da coloração é proporcional à quantidade desses pigmentos na dieta. Por esse motivo os flamingos habitam terrenos alagados como manguezais, estuários, lagoas e regiões beira mar, ficando sempre onde a água é mais rasa. São encontrados nas Américas, na África, na Ásia e na Europa e vivem de forma gregária - em bandos bem grandes.

Atualmente são descritas seis espécies de flamingos, das quais podemos destacar:

  • Flamingo-americano (Phoenicopterus ruber): única espécie que reside no Brasil, com colônia reprodutiva no Estado do Amapá, onde está ameaçado de extinção devido principalmente ao estabelecimento de plantações de arroz e à caça predatória. Os machos medem de 102 a 122 cm de comprimento e 90 cm de altura, sendo a fêmea um pouco menor. Sua alimentação é composta principalmente de plâncton, algas, insetos, larvas, crustáceos e pequenos moluscos. Para nidificar constrói o ninho na lama onde a fêmea coloca somente um grande ovo que será incubado por um período de aproximadamente 28 dias. O flamingo juvenil só atinge a maturidade com cerca de três anos de idade.
  • Flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis): O macho mede de 96 a 107 cm e pesa cerca de 2,3 kg, sendo a fêmea um pouco menor. Habitam o Peru, Chile, Bolívia e Argentina. Para nidificar se reúnem em colônias de milhares de casais que também só colocam um único ovo no ninho de lama e os incubam por um período de 27 a 31 dias.
  • Flamingo-da-puna (Phoenicoparrus jamesi): é um flamingo menor, com cerca de 100 cm de comprimento. Habita altas altitudes como a Cordilheira dos Andes que se estende no extremo sul do Peru, oeste da Bolívia, norte do Chile e no noroeste da Argentina.
  • Flamingo-grande-dos-andes (Phoenicoparrus andinus): Mede de 102 a 110 cm de comprimento e pode ser avistado no Brasil em regiões do Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina. É considerada como espécie vulnerável pela grande degradação de seu habitat.

Bibliografia:

Edson Guilherme, Alexandre Aleixo, Joseline de Oliveira Guimarães, Paulo Roberto da Fonseca Dias, Priscilla Prudente do Amaral, Laiz Macedo Zamora e Meiry Silva de Souza- Primeiro registro de Phoenicoparrus jamesi (Aves, Phoenicopteriformes) para o Brasil- OrnitologiaAA.qxd 15/12/2005 17:40 Page 76

http://fascinadosporaves.blogspot.com.br/p/flamingo.html

http://umaquimicairresistivel.blogspot.com.br/2011/01/as-cores-dos-flamingos.html

Arquivado em: Aves