Santa Ceia

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: ‘Tomem e comam; isto é o meu corpo’. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: ‘Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados’”. (Mt 26:26-28).

A Santa Ceia é uma celebração cristã, religiosa, que foi recomendada pelo próprio Jesus na noite em que foi traído, às vésperas do processo de crucificação. Na celebração da Santa Ceia, que geralmente é realizada uma vez ao mês no calendário das igrejas, são representados o corpo e o sangue de Cristo que se entregou para purificar o seu povo do pecado, e os dar a Paz.

Ocorreu que na noite em que foi traído, era dia da páscoa judaica, e Jesus, reunido com os discípulos tomou um pão, deu graças e o partiu, em seguida deu a eles dizendo “Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim” (Lc 22:19). Da mesma forma depois de cear, tomou o cálice e os disse “Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado por vós” (Lc 22:20).

A participação do cristão na Santa Ceia começa muito antes do simples ato simbólico de ingerir um pedaço de pão e tomar um pequeno cálice de suco de uva. A ceia não deve ser tomada de qualquer forma, pois a própria Palavra de Deus orienta que seja examinado o seu coração, se colocando-se perante o Senhor, buscando a presença de Jesus e relembrando sua obra, tudo que deixou como recomendação para o seu povo.

No momento de ingerir a ceia é recomendado também fazer essa auto-avaliação, confessar pecados, e se for o caso de correção, se dispor a mudar de atitude “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si” (1Co 11:28-29).

Além de fazer este gesto em memória de Cristo, este é também um momento de comunhão da igreja e uma forma de cada membro do corpo de Cristo, que é a igreja, se fortalecer. “Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha” (1 Cr 11:26).

Bibliografia:
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.
Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993.

Arquivado em: Bíblia