Andreas Vesalius

Andreas Vesalius nasceu em Bruxelas (Bélgica) no ano de 1514. Frequentou as universidades de Pádua, Paris e Louvain. Vesalius recebeu o diploma de médico em Pádua no ano de 1537. O médico casou-se em 1544 e teve uma filha. Dois anos depois, obteve nomeação de médico da corte de Carlos V, imperador romano.

Naquela época, Vesalius estava empenhado na dissecação de animais e despertou a atenção de dois professores da Universidade de Paris: John Guinter e Jacob Sylvius. Do primeiro, foi assistente na dissecação de corpos humanos e com o segundo aprendeu a dissecar cães.

Um ano importante na vida de Vesalius foi 1538, no qual publicou a obra Tabulae Anatomicae Sex. Neste estudo, Vesalius foi ousado a criticar e indicar erros cometidos por Galeno de Pérgamo, um proeminente médico e filósofo romano de origem grega que era tido como o mais conceituado anatomista até então.

Ao contrário de seus contemporâneos, que acreditavam piamente nos estudos de Galeno, Vesalius ia a fundo e dissecava corpos humanos por ele mesmo, havia até mesmo dissecações públicas. Com as mãos constantemente ensanguentadas, pregava incansavelmente o conceito de que para conhecer o corpo humano era necessário dissecá-lo.

Fora sua primeira obra, Tabulae Anatomicae Sex, Vesalius publicou Fabrica, um estudo que é considerado uma grande salto para a medicina.  Fabrica era um livro enorme, tinha desenhos com precisão artística e tipografia refinada. Dividido em sete partes, o livro apresenta-se desta forma:

  • Ossos (Livro 1)
  • Músculos (Livro 2)
  • Sistema circulatório (Livro 3)
  • Sistema nervoso (Livro 4)
  • Abdômen (Livro 5)
  • Coração e pulmões (Livro 6)
  • Cérebro (Livro 7)

Este livro deixou Jacob Sylvius, ex-professor de Vesalius, enfurecido. Para Sylvius, Fabrica era um livro muito ousado ao criticar as ideias de Galeno. Sylvius enviou uma carta para o imperador Carlos V que dizia: "Imploro a Vossa Majestade Imperial que puna severamente, como ele merece, esse monstro nascido e criado em vossa própria casa, esse que é o pior exemplo de ignorância, ingratidão, arrogância e impiedade, a fim de eliminá-lo para que ele não envenene o resto da Europa com seu hálito pestilento”.

Após a morte de Vesalius, em um naufrágio perto da ilha grega de Zakinthos, muitas descobertas sobre anatomia foram feitas. Apesar disso, sua obra foi um grande salto na medicina e deixou um importante legado para a humanidade. Nas palavras do próprio Vesalius: “Nada mais útil podia eu fazer do que fornecer uma nova descrição da totalidade do corpo humano, cuja anatomia ninguém compreendia, uma vez que Galeno, apesar de seus extensos escritos, oferecia muito pouco sobre o assunto, e não vejo de que outra maneira eu poderia ter apresentado meus esforços aos alunos”.

Fontes:
FRIEDMAN, Meyer & FRIEDMAN, Gerald W. As dez maiores descobertas da Medicina, S.Paulo, Companhia das Letras, 2000.
http://drmarcovalerio.blogspot.com.br/2012/02/andreas-vesalius.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A1udio_Galeno
http://pt.wikipedia.org/wiki/Andreas_Vesalius

Arquivado em: Biografias