Marco Polo

Nascido na cidade de Veneza, na Itália, Marco Polo veio ao mundo em uma época em que os europeus não tinham conhecimento algum sobre a Ásia. O continente era uma incógnita para os habitantes da Europa, sendo que a pouca informação que tinham provinha de duas fontes: as histórias contadas por comerciantes que tinha feito viagem para o Oriente Médio e para a Turquia, além dos relatos sobre Gêngis Khan e as Hordas de Mongóis.

O êxito de Marco Polo como descobridor veio, em um primeiro momento, de seu pai Niccolò Polo e de seu tio, Maffeo Polo. Juntos, os dois passaram por uma longa jornada, sendo recebidos pelo imperador mongol da China, Kublai Khan, em sua corte. Eles foram os primeiros europeus a obterem tal êxito. O imperador demonstrou grande interesse nos dois italianos e fez um acordo para que eles solicitassem ao papa uma visita com o objetivo de ensinar o Cristianismo e espalhar o conhecimento que a Europa possuía no campo das artes.

Apesar da grandiosidade da viagem dos irmãos Polo, no ano de 1269, quando retornam para Veneza, tiveram seus relatos recebidos com indiferença pelos amigos. Não satisfeitos, retornam à terra de Kublai Khan no ano de 1271, mas desta vez levam Marco Polo junto, sendo que ele ainda era um adolescente na época. O imperador acabou gostando do jovem e Marco Polo acaba tornando-se embaixador geral. Assim, é enviado para excursões para o Tibete e Burma. Desta forma, ele se torna o maior conhecedor da Ásia, levando muitas informações para vários povos e ficando por aproximadamente 17 anos na China.

Mais uma vez, mesmo após diversas descobertas em território desconhecido para o prisma europeu, os três retornam no ano de 1295 e são recebidos de forma cética. Porém, desta vez conseguiram impressionar seus compatriotas mostrando o que haviam aprendido em território chinês. Ganharam diversas honrarias e foram homenageados pelos feitos.

Entre os diversos elementos inusitados que a família Polo trouxe da China estava o famoso espaguete, que se tornou uma das especialidades da culinária italiana. Porém,  alguns historiadores contestam esse fato devido à falta de provas.

Contudo, os relatos de Marco Polo deram origem a um dos livros mais influentes da história: As Viagens de Marco Polo. A obra aproximou a Europa da China e de outras terras do continente Asiático. Isso interferiu diretamente na economia da região, pois, após os detalhes encontrados nas histórias de Polo, descobriu-se uma rota possível para a Ásia, acelerando o comércio marítimo entre Europa e o leste do Oriente.

Dados:

  • Nascimento: 15 de setembro de 1254
  • Morte: 8 de janeiro de 1324
  • Nacionalidade: Veneziano
  • Mãe: Desconhecido
  • Pai: Niccolò Polo
  • Cônjuge: Danta Badoer
  • Filho(s): Fantina, Bellela e Moretta
  • Ocupação: Mercador, explorador

Fontes:
YENNE, Bill. 100 homens que mudaram a história do mundo. São Paulo, Ediouro, 2002.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marco_Polo

Arquivado em: Biografias