Margareth Thatcher

Por Caroline Faria
A dama de ferro como ficou conhecida, Margareth Thatcher com sua personalidade forte foi a primeira mulher a chegar ao cargo de primeira-ministra da Grã-Bretanha e bateu o recorde no poder ao permanecer por 11 anos no comando.

Nascida em outubro de 1925 em Grantham, uma cidade do leste da Inglaterra, Margareth Hilda Roberts foi casada com Denis Thatcher, um executivo da indústria do petróleo, por mais de 30 anos com o qual teve dois filhos, os gêmeos Carol e Mark.

Margareth assumiu o poder em uma época difícil. O mundo inteiro acabava de se recuperar de uma crise petrolífera que afetou seriamente a economia de muitos países e ainda havia a verdadeira prova de nervos chamada Guerra Fria. Além disso a Grã-Bretanha enfrentava uma grave inflação e elevadas taxas de juros que só faziam piorar a situação de desemprego e as revoltas sindicalistas.

Foi no meio dessa confusão toda que a líder do Partido Conservador chegou ao poder de um dos países mais importantes do mundo em 1979 depois de se especializar em direito tributário na década de 50, ser eleita para Câmara dos Comuns em 1959, tornar-se Secretária de Estado para Assuntos Sociais em 1961 e Ministra da Educação no governo de Edward Heath nos anos 70 a quem sucedeu na direção do Partido Conservador.

Margareth Thatcher adotou um modelo de governo que seria o precursor do chamado, mais tarde, de neoliberalismo e teve definida sua maneira de governar como autoritária sendo acusada depois de não levar em conta a situação dos desempregados durante seu governo.

De qualquer forma, Margareth Thatcher, após a Guerra das Malvinas (1982), foi reeleita sendo novamente nomeada Primeira Ministra da Grã-Bretanha em 1984 e permanecendo no poder até 1990 quando renunciou levada em arte pelo desgaste de sua imagem após 11 anos no poder, em parte pela perda de apoio político externo dos EUA quando da eleição de George Bush, e em parte pelos ataques terroristas do grupo IRA (Exército Republicano Irlandês) que atentavam contra sua vida.

Fontes
http://www.margaretthatcher.org/essential/biography.asp
http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_1099.html