Exercícios - O que é Histologia

Lista de exercícios sobre histologia, retirados de vestibulares.
Ler artigo O que é Histologia.


Exercício 1: (PUC-RIO 2009)

A fotomicrografia apresentada é de um tecido que tem as seguintes características: controle voluntário, presença de células multinucleadas, condrioma desenvolvido, alto gasto energético, riqueza de microfilamentos. Podemos afirmar que se trata do tecido:

HAM, Arthur W. Histologia. RJ: Guanabara Koogan. 1977.


Exercício 2: (PUC-RIO 2009)

A fotomicrografia apresentada a seguir é de um tecido que apresenta as seguintes características: riqueza de substância intercelular, tipos celulares variados e presença de fibras na matriz extracelular. Podemos afirmar que se trata do tecido:

HAM, Arthur W. Histologia. RJ: Guanabara Koogan. 1977.


Exercício 3: (UDESC 2010)

Assinale a alternativa incorreta quanto às características histológicas dos vegetais.


Exercício 4: (UDESC 2008)

As plantas possuem diferentes tecidos vegetais para sua sustentação, condução de seivas, armazenamento, fotossíntese, preenchimento e revestimento. Sobre essa informação é incorreto afirmar:


Exercício 5: (UDESC 2008)

O organismo animal é constituído por um conjunto de tecidos que formam diferentes órgãos. Em relação a esses tecidos, é incorreto afirmar que o tecido:


Exercício 6: (UFF 2010)

As glândulas multicelulares se formam a partir da proliferação celular de um tecido e, após a sua formação ficam imersas em outro tecido, recebendo nutrientes e oxigênio. De acordo com o tipo de secreção que é produzido, as glândulas são classificadas basicamente em endócrinas e exócrinas. Entretanto, existe uma glândula que possui duas partes, uma exócrina e outra endócrina. A figura abaixo mostra um esquema comparativo da formação de dois tipos de glândulas.

Com base na figura, assinale a opção que identifica, respectivamente, o tecido de onde as glândulas se originam, o tecido onde elas ficam imersas, a glândula I, a glândula II e um exemplo de uma glândula exócrina.


Exercício 7: (UFPB 2009)

Em uma aula prática de histologia animal, o professor entregou aos seus alunos quatro lâminas histológicas com material preparado a partir dos seguintes tecidos animais:

  • Lâmina 1: Secção de tecido de cérebro humano.
  • Lâmina 2: Secção de tecido muscular de perna de boi.
  • Lâmina 3: Secção de tecido cartilaginoso de tubarão.
  • Lâmina 4: Secção de tecido de pele humana.

Após observarem ao microscópio de luz, os alunos identificaram nas lâminas 1, 2, 3 e 4, respectivamente, os seguintes tipos celulares: