Enografia

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Enografia é a ciência que estuda os vinhos.

O estudo enográfico é praticado nas regiões vinícolas nas quais se realiza o levantamento histórico da região, o levantamento dos vinhedos e dos produtores de vinho e a averiguação da legislação local para se determinar a característica dos vinhos e das relações do homem com o vinho na localidade.

A Enografia é uma ciência de importante participação no processo de confecção de bons vinhos. A ciência é fundamental na formação de Sommeliers, pois é ela que descreve os vinhos provenientes das mais diversas regiões de acordo com suas características. Assim, a Enografia ocupa uma posição central na formação dos Sommeliers, que complementam seus estudos com outras importantes atribuições tais como análise sensorial, princípios da viticultura e da enologia, além de outras que são mais relacionadas ao trato direto com o cliente e com o cotidiano dos estabelecimentos, como hospitalidade, compra de bons produtos e seu correto transporte e armazenamento. Como o vinho é um elemento essencial na gastronomia, a Enografia destaca-se também na formação dos gastrônomos e implica diretamente na formação dos enólogos.

A Enografia estudo os vinhos de uma determinada região caracterizando sua relação com elementos como o solo, o clima, as castas, as práticas vinícolas e enológicas utilizadas, a legislação submetida e as relações econômicas, religiosas, gastronômicas e culturais que o vinho estabelece com o homem. Para isso, a metodologia de estudo é baseada na análise de documentos históricos, na legislação, no arquivos dos produtores, na análise organoléptica dos vinhos, na averiguação das características das vinícolas, nos registros feitos em órgãos reguladores, em entrevistas feitas com técnicos responsáveis e em estudos socioeconômicos, gastronômicos e culturais.

É importante ressaltar que Enografia e Enologia são ciências próximas, porém diferentes. Enquanto a Enologia é uma ciência agrária relacionada às ciências exatas, a Enografia é uma ciência humana. As duas se complementam ao longo do processo de produção dos vinhos para gerar produtos de alta qualidade.

Fonte:
http://lagargastronomia.com.br/tag/enografia/

Arquivado em: Ciências