Nucléolo

Por Clarisse Rocha
O núcleo celular, além de cromossomos, apresenta um ou mais nucléolos, que é um corpúsculo denso e não delimitado por membrana.

É uma região de intensa produção de RNAr (ácido ribonucléico ribossômico) – principal componente dos ribossomos – que é sintetizado sob comando do DNA. Essa síntese acontece em certas regiões de determinados cromossomos, chamadas regiões organizadoras do nucléolo, que possuem os genes para a produção de RNAr.

Ao término da síntese, o RNAr associa-se a proteínas, originando grãos de ribonucleoproteínas resultando nos ribossomos. Esses grãos permanecem durante certo período próximos ao local aonde foram sintetizados e depois, através dos poros da carioteca, saem do núcleo em direção ao citoplasma. Enquanto isso, novos grãos vão sendo formados nos nucléolos, repondo os que saem do núcleo.

Os nucléolos das células que produzem grande quantidade de proteínas são bem desenvolvidos e apresentam muitos poros na membrana nuclear, uma vez que ocorre muita migração das unidades precursoras dos ribossomos do núcleo para o citoplasma.

nucleo celular

Fontes:
AMABIS, J.M; MARTHO, G.R. Fundamentos da Biologia Moderna. 3ª ed. São Paulo. Editora Moderna, v. único, 2003.
LINHARES, S; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo. Editora Àtica, v. único, 2008.
LOPES, S; ROSSO, S. Biologia. 1ª  ed. São Paulo. Editora Saraiva. v. único, 2005
https://illnessesanimalsplants.wikispaces.com/Nucleus