Invenção da Televisão

Por Fernando Rebouças
No início do século XIX, já havia uma preocupação científica em tentar construir algo que transmitisse imagens a lugares distantes. Em 1842, Alexander Bain conseguiu transmitir uma imagem impressa via telégrafo, o que ficou conhecido como uma espécie de pai do fax.

O sueco Jakob Berzellus, em 1817, descobriu o Selênio, que 56 anos depois, foi comprovado nos estudos do inglês Willoughby Smith, que possuía características que possibilitassem em transformar energia luminosa em energia elétrica. Esta tesse serviu de base para a formulação de uso de eletricidade para a transmissão de imagens.

A célula fotoelétrica de Julius Elster e Hans Getill foi inventada em 1892. Em 1906, um sistema de raios catódicos desenvolvido por Arbwehnelt permitiu um sistema funcional de televisão.

Em 1920, mediante trabalho do escocês John Logie Baird, baseado num invento de Nipkow, realizou as primeiras transmissões teste. Em 1926, Baird realizou uma demonstração no Royal Institute em Londres, assinando contrato com a BBC para experimentação em 30 linhas.

O russo Wladimir Zworykin, em 1924, já havia sido contratado pela RCA para produzir o primeiro tubo de Tv baseado em seu iconoscópio. Em 1935, a televisão emite sua transmissão oficial na Alemanha, e em novembro do mesmo ano na França.

Em 1936, é lançada a BBC como empresa regular de Tv, o que acontece similarmente na Rússia em 1938. A transmissão de Tv regular chega aos EUA, no ano de 1939, através da NBC que utilizava 340 linhas por trinta quadros por segundo.

A primeira transmissão de Tv registrada no Brasil, ocorreu em 1939, na Feira Internacional de Amostras no Rio de Janeiro. A primeira emissora brasileira foi a TV Tupi, fundada em 1950. Para saber mais sobre a Televisão no Brasil, clique aqui.