Via Sacra

Por Antonio Gasparetto Junior
A Via Sacra é a reconstituição religiosa feita para lembrar o sofrimento de Jesus Cristo durante sua missão redentora.

Os cristãos ao redor do mundo celebram a importância de Jesus Cristo enfatizando o caminho que percorreu por obediência a Deus. A Via Sacra é uma maneira que os fieis têm de percorrer mentalmente o mesmo caminho de seu profeta desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário.

A Via Sacra é uma prática comum do período da Quaresma, cuja origem remonta às Cruzadas. Entre os séculos XI e XIII, os fieis colocavam-se em penitência percorrendo todos os lugares sagrados para a Paixão de Cristo na Terra Santa. Com o passar do tempo e as crescentes dificuldades em chegar à Terra Santa, por conta das numerosas guerras e dos conflitos entre cristãos e muçulmanos, começou-se a reproduzir a peregrinação que era feita na Vila Dolorosa de Jerusalém por representações no Ocidente. Até se chegar ao modelo que é praticado hoje, houve várias modificações. As características da peregrinação foram sendo definidas com o passar dos anos até totalizar as quatorze estações definidas desde o século XVI.

No século XX, o popular papa João Paulo II fez novas alterações no percurso da Via Sacra. Ele substituiu as cenas que não são relatadas nos Evangelhos por situações que são narradas pelos evangelistas. Porém a nova configuração não é amplamente praticada, serviu, inicialmente, para a encenação feita em Roma durante as celebrações da Quaresma.

A Via Sacra é um exercício de piedade praticado pelos fieis. Por isso mesmo, sua prática é muito recomendada pelos Sumos Pontífices como tentativa de provocar uma reflexão valorosa sobre a Paixão de Cristo e demonstrar o poder da Igreja Católica no tocante às questões espirituais. O processo inclui as seguintes cenas: Jesus condenado à morte, Jesus carregando a cruz, Jesus caindo pela primeira vez, Jesus encontrando sua mãe, Simão Cirineu ajudando Jesus, Verônica limpando o rosto de Jesus, segunda queda de Jesus, Jesus encontrando as mulheres de Jerusalém, terceira queda de Jesus, Jesus despido, Jesus pregado na cruz, Jesus morrendo na cruz, Jesus morto nos braços de sua mãe e Jesus enterrado.

Fonte:
http://rosariopermanente.leiame.net/devocoes/viasacra.html