Judeus

Por Emerson Santiago
O termo judeu é utilizado para se referir a um grupo étnico-religioso surgido no oriente médio há cerca de 3300 anos e que apesar de ter recebido influência de inúmeras outras culturas, perpetua sua existência graças às tradições, religião e língua comum que são caríssimas aos seus componentes.

Um judeu, para ser considerado como tal por outros judeus, deve atender a dois requisitos previstos na Halachá (a lei tradicional da Torá):

  1. ter nascido de mãe judia;
  2. caso não tenha qualquer origem judia, o indivíduo pode se converter e se tornar judeu, mas deve seguir as condições da Halachá, incluindo circuncisão (para o homem), imersão num micvê casher (micvê significa “junção” (de águas) de fonte natural; ele se parece com uma piscina, mas sua concepção envolve detalhes minuciosos da lei judaica para que receba o status de casher (apropriada) para uso ritual pela comunidade judaica), além da aceitação de todos os mandamentos da Torá (os primeiros cinco livros da Tanakh, o cânon da bíblia hebraica). Outra condição haláchica é que a conversão deve ser supervisionada por um Bet Din (Tribunal Rabínico) composto por eruditos, que aceitem a autoridade divina da Halachá e a seguem em suas vidas cotidianas.

Segundo a sua própria tradição, o povo judeu tem origem no patriarca Abraão, considerado ainda figura chave tanto na religião cristã como islâmica. É através do seu filho Isaque que o povo judeu teria então surgido. Concretamente, o que se sabe é que os judeus são basicamente um povo semita, assim como árabes e outros povos do oriente médio, apesar de nestes últimos mil anos terem se misturado às diversas comunidades em que se inseriram em boa parte do mundo.

Em toda a sua história, os judeus gozaram de autonomia política duas vezes antes da formação do moderno estado de Israel: o primeiro desses períodos foi de 1350 a.C. a 586 a.C., e engloba o período dos juízes, o da monarquia unida, e o da monarquia dividida dos reinos de Israel e Judá, terminando com a destruição do Primeiro Templo; o segundo é o do Reino Asmoneu, existente entre 140 a.C. e 37 a.C.

No reinado de Adriano, em 136 d.C., após uma revolta, os judeus são massacrados, escravizados e em boa parte banidos de sua terra natal. Em 1948, como resultado da comoção causada pelo Holocausto na Segunda Guerra Mundial, o povo judeu ganha o direito de estabelecer um estado independente na região da Palestina, anteriormente sob domínio turco e que se tornara um mandato administrado pela Grã-Bretanha.

Hoje em dia, a maior comunidade judaica reside nos Estados Unidos, seguida da população do Estado de Israel, um dos poucos estados no mundo baseado em preceitos religiosos, ao lado do Vaticano, Irã e Paquistão. O Brasil possui a décima maior comunidade judaica do mundo.

Bibliografia:
Quem são os Judeus? Disponível em: <http://jerusalemdeouro.tripod.com/id10.html>. Acesso em: 11 dez. 2012.

O povo judeu. Disponível em: <http://www.goisrael.com.br/Tourism_Bra/Tourist%20Information/Jewish%20Themes/Paginas/The%20Jewish%20People.aspx>. Acesso em: 11 dez. 2012.

Quem é Judeu? Disponível em: <http://www.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1216626/jewish/Quem-Judeu.htm>. Acesso em: 11 dez. 2012.