Álbuns mais vendidos do mundo

Entre os álbuns mais vendidos do mundo, os que mais aparecem na lista são de artistas de música pop ou rock 'n' roll. Todos os recordistas de vendas lançaram seus discos nos anos 70 ou 80, época de ouro para a indústria fonográfica. Era o tempo dos tradicionais álbuns. Pessoas faziam filas nas portas das lojas para conseguirem seus exemplares. Era a única forma de fica sabendo das novidades musicais e ouvir o trabalho de novos músicos.

O álbum mais vendido de todos os tempos é o Thriller, lançado pelo finado Michael Jackson em 1982. O disco chegou a vender mais de 100 milhões de cópias e, naquele ano, o cantor pop era o maior nome da música. Seguindo o gênio da música pop, uma banda de rock australiana superou a marca dos 40 milhões de cópias vendidas no ano de 1980 e conquistou o lugar de segundo álbum mais vendido no mundo. Eles eram o AC/DC, que acabavam de lançar o disco Back in Black e conquistaram fãs no mundo inteiro.

Respectivamente, três bandas de rock dos anos 70 levam o terceiro, quarto e quinto lugar. No ano de 1973 o Pink Floyd lançava seu disco mais influente, a bíblia do rock progressivo Dark Side of the Moon. Com esse disco, venderam 45 milhões de cópias e tornaram-se uma das maiores bandas de rock do mundo. Em 1977, o Meat Loaf alcançava a marca de 43 milhões de álbuns vendidos, seguido pelos Eagles, que venderam 42 milhões de cópias de seu disco Their Greatest Hits (1971–1975).

O único filme a fazer parte da lista dos álbuns mais vendidos do mundo é Dirty Dancing, lançado em 1987. O disco também alcançou a marca das 42 milhões de cópias vendidas, alcançou o sexto lugar entre os mais vendidos; e trouxe para os anos 80 diversos hits do passado como a música Be My Baby, das Ronettes, grupo pop feminino dos anos 60. Também dos anos 80, a trilha do teatro musical O Fantasma da Ópera de Andrew Lloyd Webber vendeu 40 milhões de cópias e alcançou o sétimo lugar.

Os últimos dois grupos a chegarem à marca dos 40 milhões de álbuns vendidos foram os Bee Gees e Fleetwood Mac. O primeiro alcançava o oitavo lugar nos mais vendidos com o álbum Saturday Night Fever, de 1977. Já o segundo emplacava o álbum Rumours, deste mesmo ano, vendendo a mesma quantidade de cópias.

Seguem as outras bandas e artistas que mais venderam álbuns no mundo todo:

  • Led Zeppelin – Led Zeppelin IV – 1971 – Rock – 37 milhões.
  • Bee Gees – Spirits Having Flown – 1979 – Disco / Pop – 30 milhões.
  • Bruce Springsteen – Born in the U.S.A. – 1984 – Rock – 30 milhões
  • Dire Straits – Brothers in Arms – 1985 – Rock – 30 milhões.
  • Michael Jackson – Bad – 1987 – Pop / R&B – 30 milhões.
  • Pink Floyd – The Wall – 1979 – Progressive rock 28 milhões
  • Bon Jovi – Slippery When Wet – 1986 – Rock – 28 milhões.
  • Guns N’ Roses – Appetite for Destruction – 1987 – Rock – 28 milhões.

Fontes:
http://allmusic.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:%C3%81lbuns_mais_vendidos_do_mundo
http://acordesanonimos.com.br/site/top-albuns-mais-venidos-o-mundo/

Arquivado em: Curiosidades, Música