Hemeroteca

A tecnologia nos permite encontrar qualquer tipo de informação nos mais variados idiomas. Utilizando meios de comunicação como a internet, que se tornou ainda mais versátil com a invenção das redes sociais e dos aparelhos portáteis, milhares de pessoas acessam diariamente materiais de seu interesse. Em nossa colisão cotidiana com tanta informação, não percebemos, mas estamos diante de fatos históricos e valiosos. Porém, quando procuramos por estas informações novamente, muitas vezes não encontramos (ou encontramos de forma desorganizada). Para isso foram criadas as hemerotecas, que servem como guardiãs destas memórias, sejam online ou impressas.

A palavra Hemeroteca tem origem no vocabulário grego. No caso, os vocábulos, heméra que tem o significado de dia, somado à théke, que significa “coleção” ou “depósito” criam a palavra hemeroteca, ou seja, um conjunto organizado ou coleção de periódicos (revistas/jornais). Muitas vezes, encontramos hemerotecas dentro de bibliotecas. Geralmente são seções dedicadas à conservação, organização e consulta de materiais temáticos como revistas, jornais, folhetins, suplementos, anuários e etc.

Na definição do Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa, hemeroteca é uma “seção das bibliotecas em que se colecionam jornais e revistas”. Desta forma, conclui-se que hemeroteca é um acervo ou conjunto de material periódico, o que compreende qualquer publicação impressa, apresentado de forma organizada e que facilite o pesquisador na busca pela recuperação da informação.

Uma das principais funções das hemerotecas é a de resgatar momentos históricos importantes e a preservação da memória de povos e culturas. A ferramenta tem grande utilidade para escritores, historiadores, pesquisadores, jornalistas, entre outros profissionais que necessitam deste tipo de informação.

Utilizadas em diversas faculdades, universidades e colégios, as hemerotecas também apresentam uma função educativa. A partir destes acervos, instituições de ensino despertam em seus alunos o interesse pela leitura através de textos jornalísticos publicados em revistas e jornais. Outra característica incentivada pelas hemerotecas é o hábito da leitura de maneira geral, com ênfase nos assuntos pertinentes ao conteúdo da disciplina do curso em questão.  Além disso, ao analisar notícias e materiais e diversas épocas, se desperta o senso crítico dos estudantes.

Com o avanço das tecnologias e a o aumento da quantidade de informações, muitas instituições têm apostado nas hemerotecas virtuais. No caso dos jornais, as empresas líderes de mercado estão disponibilizando, de forma gratuita ou não, todas as suas edições para consulta.

Fontes:
http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/pos-graduacao/workshop-de-pos-graduacao-e-pesquisa/anais/2010/Trabalhos/gestao-e-desenvolvimento-da-formacao-tecnologica/Comunica%C3%A7%C3%B5es/SILVA,%20Givan%20Fortuoso%20da.pdf
http://www.etecdiadema.com/o_que_e_hemeroteca.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hemeroteca

Arquivado em: Curiosidades