População da Índia

Por Thais Pacievitch
A população da Índia é a 2ª maior do mundo, ficando atrás apenas da população chinesa. A estimativa é de que até o fim de 2008, a população indiana ultrapasse a casa de 1,2 bilhões de pessoas. O índice de crescimento da população previsto para o mesmo período é de 1,578%. Graças a inúmeras campanhas para o controle da natalidade, o índice de crescimento da população tem diminuído gradativamente. A taxa de mortalidade infantil na Índia é de 32 mortes a cada mil nascimentos. Cerca de 40% dos indianos são analfabetos.

Aproximadamente 70% da população ativa vivem no campo, e trabalham na agricultura. O restante da população é urbana, cerca de 30%. Apesar de a população urbana ser menor, as pessoas geralmente vivem concentradas em cidades que chegam a ter mais de um milhão de habitantes. As cidades mais populosas da Índia são: Bombaim (antiga Munbai), Délhi, Bangalore, Calcutá, Madrasta e Hiderabade.

Históricamente, a sociedade indiana é composta por diferentes castas e línguas. A definição de casta, segundo Ferreira (2001) é a seguinte: “Casta – 1. Camada social hereditária, cujos membros são da mesma raça, etnia, profissão ou religião e se casam entre si. 2. Raça, linhagem. “ (p. 138). O sistema de castas torna a sociedade estática, pois além do casamento, vestuários, hábitos alimentares e até a profissão são predeterminados para cada indivíduo que nasce em uma casta.
Apenas quatro castas existiam originalmente:

Brâmanes – nobres e religiosos.
Xatrias – guerreiros.
Vaixias - comerciantes e camponeses.
Sudras - escravos.

As pessoas que não pertenciam a uma dessas castas eram chamados de párias, aos quais eram reservados os piores trabalhos que existiam.
Com o passar dos séculos, houve inumeras subdivisões, que deram origens a novas castas, ou tribos. Atualmente, existem cerca de 336 tribos (ou castas) que falam 325 línguas diferentes, existindo ainda aproximadamente 1652 dialétos espalhados por todo o país. Cerca de 30% da população falam a língua hindu, embora essa seja apenas uma das 18 línguas oficiais da Índia.

A organização social e política da Índia, portanto, sofre forte influência das castas e da religião, pois o sistema de castas é a base do hinduísmo, religião de mais de 80% da população.

A expectativa de vida na Índia é de 69 anos (66 anos para os homens e 71 anos para as mulheres).

Fontes
FERREIRA, A. B. de H. Miniaurélio Século XXI Escolar: O minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

Disponível em: http://www.presidencia.pt/india2007/?idc=100 Acessado em 7 de jun. de 2008.

Disponível em: http://www.indexmundi.com/pt/india/index.html Acessado em 7 de jun. de 2008.