Doença de Peyronie

Por Débora Carvalho Meldau
A doença de Peyronie é um distúrbio do tecido conjuntivo que está relacionado com o crescimento de placas fibrosas no tecido peniano. Acomete cerca de 1-4% dos homens, geralmente com idade entre 40 a 65 anos. O processo de fibrose localiza-se na túnica albugínea dos corpos cavernosos, e apresentam tamanhos e posicionamentos diversos, podendo ser pequenos, sendo assim, de difícil percepção, até grandes e múltiplas, comprometendo quase toda a túnica albugínea.

Não se sabe ao certo ainda qual a etiologia dessa calcificação. Todavia, pode ser atribuída, em parte, a pequenos e repetidos traumas sofridos durante o ato sexual, micro traumas durante as ereções noturnas ou trauma direto em homens que apresentam alguma predisposição.

Essa doença pode causar diversos sintomas, como dor, endurecimento, lesões ou curvatura anormal do pênis quando este encontra-se ereto, estreitamento ou diminuição do comprimento peniano. A sensação dolorosa que surge nos estágios iniciais da doença normalmente regride dentro de 12 a 18 meses. Nos estágios tardios, associados a esses sintomas, pode haver disfunção erétil, além de tornar a relação sexual um ato doloroso.

Na maioria das vezes o diagnóstico é simples, feito através do quadro clínico apresentado pelo paciente e do exame físico realizado pelo médico.

A doença de Peyronie tem como tratamento primário o clínico, tais como antiinflamatórios e administração oral de vitamina E, além de drogas injetáveis na placa (esteróides, verapamil, colagenasas). Em certos casos, pode ser necessária a cirurgia, quando a curvatura do pênis for impedir ou comprometer a penetração vaginal, após 12 meses dessa afecção encontra-se estabelecida.

Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?154
http://pt.wikipedia.org/wiki/Doença_de_Peyronie
http://www.projetodiretrizes.org.br/6_volume/17-DoencaPeynieTratClin.pdf
http://www.institutopaulista.com.br/sub_alteracoes_peyronie.htm
http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/4800/doenca-de-peyronie

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.