Epicondilite

Por Débora Carvalho Meldau
A epicondilite ou epicondilite lateral, tabme denominada de cotovelo de tenista, é uma inflamação dos tendões do cotovelo, atingindo em especial, os músculos extensores do punho e dos dedos.

Esta afecção é causada por atividades que exige uso excessivo dos músculos extensores do punho ou dos pronadores do antebraço. Aproximadamente, metade das pessoas que praticam tênis são acometidas por esta inflamação, assim como jogadores de squash, basquete, praticantes de esgrima, lançamento de dardo, entre outros. No entanto, a epicondilite pode acometer trabalhadores que realizam suas atividades de forma inadequada, como por exemplo, digitadores ou pessoas que utilizam com muita frequência o computador sem que sejam tomadas as medidas adequadas.

Os sintomas se iniciam com uma leve dor, na maior parte dos casos, localizada na face externa do cotovelo se estendendo pelo antebraço. Caso o esforço repetitivo continue sendo realizado, em especial sobrecarregando a região do antebraço, a área afetada irá tronar-se dolorosa ao toque, podendo ela irradiar até o punho.

O tratamento, geralmente é conservador. É realizado o procedimento cirúrgico apenas quando não houver a remissão através do tratamento fisioterápico e medicamentoso dentro de três meses. O tratamento médico é feito com o uso de antiinflamatórios não hormonais. Também utiliza-se a acupuntura, a manipulação da região cervical e do membro superior e infiltração de corticóides. O uso de acessórios que envolvem o antebraço firmando-o, conhecido como brace, pode ser útil no início do tratamento, especialmente em atletas.

A prevenção desta afecção é feita com mudança da técnica dos fundamentos do esporte, no caso de atletas, pois são eles os mais afetados. Outro ponto importante em indivíduos que jogam tênis é o uso da raquete ideal.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Epicondilite
http://www.digiprotector.com.br/epicondilite.html
http://web.taktos.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=40

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.