Foliculite

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Foliculite é uma patologia de pele caracterizada pela inflamação dos folículos pilosos. Essa inflamação é causada com maior frequência por um tipo de bactéria Gram-positiva, que possui formato esférico, com cerca de um micrômetro de diâmetro, denominada estafilococos, especificamente o Staphylococcus aureus, que é o principal causador da foliculite superficial.

No entanto, a foliculite pode ser desencadeada por certos fungos como o Tinea barbae (foliculite na barba), fungos do gênero Malassezia (foliculite pitirospórica), por vírus herpes simplex (foliculite herpética) e por outras bactérias como a Pseudomonas aeruginosa (foliculite bacteriana).

As áreas do corpo humano de maior ocorrência de foliculites são a face, o couro cabeludo, as axilas, as coxas, as nádegas e a virilha, que podem ser contaminadas por bactérias, fungos e vírus espontaneamente ou favorecida pela depilação, pelo atrito da roupa com a pele, excesso de umidade e suor, entre outros fatores.

Pessoas negras, asiáticas e com baixa imunidade possuem uma predisposição maior para desenvolver foliculites. Em pessoas com o sistema imunológico comprometido, como no caso de indivíduos aidéticos, desenvolve-se um tipo de foliculite chamado foliculite eosinofilica, onde a causa ainda é desconhecida. Já indivíduos negros e asiáticos, possuem maior formação de queratina sob a pele se comparados com os caucasianos, o que impede que o pêlo suba naturalmente à superfície da pele, causando infecção.

Pessoas com foliculite possuem como sintomas pústulas localizadas em torno de um folículo piloso, sendo que a área atingida fica avermelhada, apresenta coceira e em alguns casos ardor. O diagnóstico da doença é através da avaliação do aspecto da pele, sendo necessário a realização de teste laboratorial, para identificar o agente responsável pela infecção, seja ele fungo, bactéria ou vírus.

O tratamento pode incluir o uso de antibióticos aplicados sobre a pele (mupirocina) ou tomado por via oral (dicloxacilina), e também medicamentos antifúngicos para controlar a infecção. É importante tratar a foliculite em seu estágio inicial para evitar que ela atinja outras áreas do corpo, cause a furunculose e deixe cicatriz na pele. É recomendado ainda lavar a pele infectada delicadamente com sabonete antibactericida, evitar depilar zonas irritadas e evitar utilizar tolhas úmidas e usadas.

Para prevenir o aparecimento de foliculite, deve-se evitar o uso constante de roupas apertadas; ao usar lâmina sobre a pele, manuseá-la com cuidado e não reutilizá-la; somente entrar em banheiras de hidromassagens devidamente limpas; evitar piscinas que não sejam tratadas com cloro; evitar alimentos gordurosos e optar por alimentos saudáveis, tais como os legumes, verduras e frutas.

Fontes:
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/foliculite.shtml
http://www.manualmerck.net/?id=227&cn=1848
https://web.archive.org/web/20110913104519/http://cyberdiet.terra.com.br:80/foliculite-tratamentos-e-cuidados-6-1-5-400.html
https://web.archive.org/web/20090214074222/http://blogs.abril.com.br:80/bulledebeaute/2008/09/foliculite-trate-problema-pela-raiz.html
http://www.copacabanarunners.net/foliculite.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: