Hemorragia Subconjuntival

A hemorragia subconjuntival, conhecida popularmente como “derrame” no olho, consiste em uma emergência oftaltmológica frequente que, embora não resulte em perda de visão, causa grande aflição em seus pacientes. Caracteriza-se pelo rompimento dos delgados vasos sanguíneos situados na conjuntiva, que é uma fina camada que recobre a esclera (parte branca dos olhos), fazendo com que o sangue fique colecionado entre a esclera e a conjuntiva.

Esta condição pode decorrer de processos irritativo, alérgico, traumático ou infeccioso. Além disso, pode ser resultante de esforço físico, como erguer peso, atividade física intensa, tosse prolongada, espirros copiosos, episódios de vômitos e por forçar excessivamente a evacuação. Isso ocorre devido à ausência de válvulas nas veias da região cefálica, fazendo com que qualquer aumento de pressão torácica seja transmitido para os delgados vasos sanguíneos oculares e nasais. Picos de pressão arterial é outro fator que pode causar hemorragia subconjuntival e, menos comumente, alterações da coagulação sanguínea, que podem resultar em hemorragias espontâneas.

O sinal mais evidente desta condição é a presença de uma mancha vermelho brilhante na esclera ocular. A hemorragia subconjuntival é, na realidade, mais um problema estético do que clínico, uma vez que não causa nenhum tipo de complicação ao paciente.

Comumente não é necessário estabelecer nenhum tratamento, havendo regressão espontânea da hemorragia dentro de alguns dias, ficando somente uma área de coloração amarelada, voltando à coloração normal após mais uns dias.

Por vezes, lágrimas artificiais são utilizadas para fornecer conforto ao paciente, embora não seja realmente necessário. Deve-se evitar o uso de aspirinas e anti-inflamatórios. É importante que seja feita uma investigação para elucidar o fator desencadeante da hemorragia subconjuntival.

Fontes:
http://www.vista.med.br/?pageContent=noticia&id=33
http://opticanet.com.br/saude/1569/fique-atento-aos-sintomas-da-hemorragia-subconjuntival/ler.aspx

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças