Lábio Leporino

Por Débora Carvalho Meldau
O lábio leporino, também chamado de fenda labial ou fissura labial, é uma má formação congênita, de apresentação variável, que ocorre no período de desenvolvimento do embrião, onde o paciente apresenta uma comunicação buco-nasal, devido à perfuração do palato, onde é possível observar o septo nasal, assim como as conchas inferiores. Pode acometer tanto o palato duro quando o mole.

Ainda não foram elucidadas as causas dessa anomalia. Todavia, sabem-se que alguns fatores de risco podem estar envolvidos na sua manifestação, como deficiências nutricionais e algumas deficiências maternas durante a gravidez, radiação, determinados medicamentos, álcool, tabagismo e hereditariedade.

A partir da 14° semana de gestação é possível fazer o diagnóstico da fenda palatina por meio da ultra-sonografia. No entanto, grande parte do diagnóstico continua sendo feito apenas após o nascimento da criança.

Essa má formação não é uma alteração apenas estética. É a causa de problemas de saúde como má nutrição, problemas respiratórios, de fala e audição, infecções crônicas e alterações na dentição. Do mesmo modo, levam a problemas emocionais, de sociabilidade e de auto-estima. Sendo assim, o tratamento necessita de abordagem multidisciplinar, ou seja, participação de especialistas da área de cirurgia plástica, otorrinolaringologia, odontologia, fonoaudióloga, por exemplo.

Atualmente, a recomendação é que a fissura labial seja corrigida dentro das primeiras 72 horas após o nascimento, para reconstrução do lábio superior e reposicionamento do nariz, pois normalmente existe um desabamento da asa do nariz, devido à falta de apoio do músculo que está solto daquele lado.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fenda_palatina
http://www.tuasaude.com/fenda-palatina/
http://www.profala.com/arttf127.htm
http://br.guiainfantil.com/labio-leporino.html
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001051.htm
http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/5322/labio-leporino-fenda-palatina

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.