Liquen Escleroatrófico

Por Débora Carvalho Meldau
O liquen escleroatrófico é uma doença de etiologia desconhecida, que afeta preferencialmente os indivíduos do sexo feminino. Ocorre com maior frequência nos adultos, mas pode acometer crianças. Não apresenta característica contagiosa, sendo, portanto, desnecessário evitar contato com outras pessoas.

Comumente, as lesões são observadas na região genital e anal, mas também podem atingir outras partes do corpo, como o pescoço, ombros, dorso do tronco e tórax anterior.

Clinicamente, as lesões caracterizam-se por serem mais claras do que a pele, de aspecto atrófico (a pele torna-se delgada) e apresentam diminutos pontos endurecidos nos poros. Em certos casos pode ocorrer descamação. O tamanho varia de alguns milímetros a vários centímetros. Habitualmente as lesões não apresentam sintomas, mas em alguns casos pode haver a presença de prurido, especialmente nos casos de lesões na região genital das mulheres. Nesses locais, as lesões costumam ter um aspecto esbranquiçado, às vezes, simulando o vitiligo.

Nos homens, o local mais frequentemente acometido é a glande do pênis, e na mulher, a vulva. Nestas situações, a afecção pode adotar uma característica esclerosante, com redução da elasticidade da pele, que torna-se endurecida, originando os quadros conhecidos como balanite xerótica obliterante no homem, e craurose vulvar na mulher.

Em casos de acometimento vulvar na infância, com características similares ao vitiligo, pode ocorrer regressão espontânea com o passar do tempo.

O diagnóstico normalmente é baseado nas características clínicas; todavia, uma biópsia pode ser necessária para a corroboração.

O tratamento é realizado com a administração de corticosteróides tópicos (cremes ou pomadas). As lesões genitais podem ser tratadas com pomadas ou cremes à base de testosterona ou progesterona, variando com o caso em questão. O tratamento geralmente é longo, sendo necessária a persistência no uso de medicações para obtenção de bons resultados.

Fontes:
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/liquen_escleroatrofico.shtml
http://www.tuasaude.com/liquen-escleroatrofico/
http://www.poderdasmaos.com/site/?p=Liquen_Escleroatr%F3fico09912

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.