Nanismo Pituitário

O nanismo pituitário está classificado entre os tipos de nanismo chamados de proporcionais, pois neste caso apesar de a estatura ser baixa, o tamanho de membros e órgãos é proporcional ao tamanho do corpo. O outro grupo de “tipos de nanismo” são os nanismos desproporcionais, onde a estatura também é bem menor, porém o tamanho dos órgãos se mantém igual aos de pessoas com estatura mediana. Esta característica pode trazer complicações na saúde destes indivíduos. Entre os tipos de “nanismo desproporcional” o mais comum deles é a Acondroplasia.

Muitas vezes, indivíduos com nanismo pituitário não são considerados anões pela sociedade, já que suas características físicas não são tão acentuadas como as das pessoas com Acondroplasia, porém ambos são tipos de nanismo e podem ou não ser hereditários. Mulheres com estatura inferior a 1.40m e homens com estatura inferior a 1.45m são considerados anões.

As pessoas com esta doença estão abaixo da altura esperada, o que é geralmente ocasionado por uma parada prematura no crescimento esquelético. Uma das causas pode ser a deficiência na produção do hormônio do crescimento pela hipófise (glândula pituitária), o também chamado nanismo hipofisário. Este tipo de nanismo também pode estar associado à deficiência de outros hormônios.

Para você que tem Nanismo, este site é muito interessante:

http://www.portaldonanismo.com.br/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças