Odontodisplasia Regional

A odontodisplasia regional consiste em uma rara anomalia, não hereditária e de etiologia ainda não elucidada, caracterizada por intensa hipoplasia do esmalte dentário, alterações da dentina e da polpa, afetando tanto a dentição decídua quando a permanente.

Os primeiros relatos desta anomalia foram feitos em 1947, por McCall e Wald.

Embora não se saiba exatamente qual a causa da odontodisplasia regional, diversos fatores foram propostos como causadores desta desordem, incluindo traumatismo, deficiências nutricionais, isquemia local, infecção, irradiação, hiperpirexia, doenças sistêmicas, origem neural e alterações metabólicas.

É mais comum em indivíduos do sexo feminino, predominando em um dos quadrantes da maxila ou da mandíbula, sendo raro o acometimento de dois quadrantes. É comum que muitos dentes não irrompam e mesmo os dentes não erupcionados quanto os não erupcionados apresentam raízes curtas e coroas irregulares pequenas,  amarelada e com superfície áspera. Uma vez que o dente fica mais sensível, torna-se mais susceptível ao surgimento de cáries e fraturas. Também é comum a presença de abscessos associados aos dentes com odontodisplasia.

O diagnóstico é fechado por meio de exames radiográficos da boca, evidenciando raiz curta, esmalte extremamente delgado e dentina ao redor da polpa alargada e radiotransparente, conferindo aspecto de “dente fantasma”. No caso de dentes não erupcionados, podem ser observadas numerosas calcificações no folículo dentário.

Dentro do que for possível, recomenda-se a manutenção do folículo dentário, para permitir o desenvolvimento normal e a manutenção do osso alveolar da área acometida. Uma vez que o dente apresenta uma estrutura geral frágil, não possibilita o preparo protético. Nos casos de fraturas ou cáries, restaurações adesivas é uma opção. Todavia, quando os dentes são severamente afetados ou infectados, recomenda-se a extração dos mesmos. Embora haja dificuldades técnicas, deve ser implementada a reabilitação por próteses nesses casos.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Odontodisplasia_regional
http://www.paulogalvaoradiologiaoral.com.br/Odontodisplasia_Regional.html
http://rou.hostcentral.com.br/PDF/v36nea18.pdf
http://www.dentaria.com/artigos/ver/?art=106

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças, Odontologia