BIRD

Por Antonio Gasparetto Junior
O BIRD é uma instituição ligada à ONU com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social.

A Segunda Grande Guerra Mundial foi um evento devastador para vários países no mundo, sobretudo na Europa. A Primeira Grande Guerra Mundial colocou fim ao crescimento acelerado da qualidade de vida que acontecia nos 50 anos anteriores a sua eclosão. O fim do primeiro conflito deixou marcas nos países envolvidos e os indícios de que a situação não estava resolvida, pairando no ar ainda o clima de guerra. Esta viria a estourar alguns anos mais tarde e com intensidade ainda maior. A Segunda Guerra envolveu ainda mais países e foi mais ainda mais destrutiva. Como a maior parte dos conflitos aconteceu em território europeu, este continente saiu completamente arrasado após o evento.

Com o fim da Segunda Guerra, novas medidas foram tomadas para que impossibilitasse o surgimento de um novo conflito, o que poderia ser ainda pior por causa da evolução da capacidade de destruição dos armamentos. Foram criadas instituições com o intuito de promover a paz mundial e afastar as ocorrências de guerras. Uma dessas instituições criadas, mas ainda em 1944, foi o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, o BIRD. Este tinha como objetivo inicial auxiliar na reconstrução dos países europeus, os quais ficaram destruídos economicamente e socialmente. O BIRD captou recursos para levantar um continente destruído pelas bombas.

Com o passar do tempo e com o sucesso na recuperação da Europa, o BIRD passou a assumir funções mais amplas. A instituição é ligada à Organização das Nações Unidos (ONU) e junto a esta busca promover a qualidade de vida no mundo. O BIRD passou a integrar o chamado Banco Mundial, por muitas vezes, inclusive, um é confundido com o outro. Entretanto é preciso destacar que, na verdade, o Banco Mundial é formado por duas instituições, o BIRD e a Associação Internacional de Desenvolvimento (AID). O objetivo do Banco Mundial é reduzir a pobreza no mundo, sendo que o BIRD tem suas atuações específicas enquanto integrante do primeiro.

O BIRD concede empréstimos financeiros e assistência para o desenvolvimento para os países que tenham antecedentes de crédito respeitáveis. O dinheiro que é emprestado pelo BIRD tem origem na venda de títulos nos mercados internacionais de capital. Dentro do Banco Mundial, cabe ao BIRD promover o desenvolvimento econômico e social dos países, iniciativa para alcançar o objetivo de redução de pobreza do primeiro.

O BIRD atua emprestando dinheiro a juros baixos ou mesmo sem juros aos países, promove o intercambio de conhecimento técnico e investe em programas variados de recuperação do meio-ambiente.

O Banco Mundial recolhe os relatórios de atividades do BIRD para determinar o seguimento de suas atividades no que se refere ao desenvolvimento da qualidade de vida das pessoas.

O BIRD é dirigido por uma equipe formada com indivíduos dos vários países que integram o Banco Mundial, sendo que dentro deste há pesos diferenciados para os países, uma vez que a condição econômica dos países determina a sua representatividade.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_Mundial
http://wiki.advfn.com/pt/Banco_Internacional_de_Reconstru%C3%A7%C3%A3o_e_Desenvolvimento
http://www.ambiente.sp.gov.br/fontesdecooperacao/internacional/bird.pdf