Empreendedorismo

Empreender, em seu sentido denotativo, quer dizer tanto “executar” quanto “manter-se apreensivo”, isso significa que não há um caminho certo para evitar angustias e não existe um processo de operações padrão para se tornar um empreendedor de sucesso.

Foto: ImageFlow / Shutterstock.com

Foto: ImageFlow / Shutterstock.com

No decorrer da minha vida acadêmica assisti a diversas palestras sobre empreendedorismo e todas abordaram assuntos dos mais diferentes tipos e sem conexão alguma, isso porque o Ato Empreendedor não é coerente, e sim abstrato.

Ser empreendedor é acreditar que sua ideia é boa e fará a diferença, é acreditar em si, é ser inovador, é fazer acontecer. Como um desconhecido me disse uma vez durante uma conversa “Empreendedor mesmo é o Cabeça Dura, que investe na sua ideia e faz com que ela dê certo”.

O importante mesmo é ser Inovador no que se faz, seja na criação de um produto ou na execução de um serviço. Muitas vezes aplicar algo que já existe de uma forma que ninguém pensou já basta para ser inovador.

Hoje em dia é normal irmos a praia e comprarmos um sorvete para nos deliciarmos deitados na areia sob uma árvore, mas por mais que isso pareça simples e comum tenha em mente que sorvetes eram vendidos apenas em Lojas e o primeiro cara que teve a ideia de colocá-los em uma caixa térmica para levar seu produto até as pessoas ao em vez de ficar esperando que elas fossem até sua loja, esse sim é considerado gênio da inovação.

Bom, realmente se você, caro leitor, veio a busca de dicas para empreender, veio ao lugar errado mesmo, mas se veio a busca de dicas para fazer seu empreendimento dar certo, este sim é o seu artigo.

O que deve ser buscado são meios para alavancar seu negócio empreendedor com sabedoria e estabilidade e para isso existem diversos apoiadores que visam aqueles que estão começando para fornecer o suporte necessário. O SEBRAE e diversos Bancos investem financeiramente para que você, novo Pequeno Empresário, tenha a renda necessária para conseguir se manter até que seu balanço financeiro se torne estável.

Mídias como o Jornal do Empreendedor, Portal do Empreendedor e Pequenas Empresas & Grandes Negócios, dentre muitas outras, dão suporte de forma intelectual com a liberação de palestras, cases, dicas de organização e outros produtos online além de noticiar as últimas inovações do momento, te mantendo sempre “afiado” ao mercado em que visa se desenvolver.

Faculdades públicas e privadas fornecem regularmente cursos técnicos que podem ser utilizados de forma a aprimorar suas técnicas e tornar os serviços prestados pela sua empresa mais qualificado ao mercado exigente em que vivemos.

Como Marco Roza, colunista do UOL, escreveu uma vez; “Para seu negócio ter sucesso e resistir a crises, se faça as seguintes perguntas:

  1. Necessidade: seu produto e/ou serviço se encaixa nas necessidades básicas e inadiáveis do seu pretendido nicho de mercado?
  2. Qualidade: você consegue manter ou melhorar a qualidade em relação aos concorrentes, para agregar satisfação à decisão de escolha e de compra de sua clientela?
  3. Preço: seu preço é percebido como justo, a ponto de seus consumidores vincularem sua marca aos seus produtos e/ou serviços e os assumirem em sua propaganda boca a boca?
  4. Inovação: você surpreende seus clientes com inovações que só mesmo quem conhece profundamente suas necessidades e os produtos ou serviços poderia antecipar?
  5. Confiança: sua empresa exala confiança e otimismo a ponto de transformar sua marca, seus produtos ou serviços num ícone que contagiará, positivamente, seus clientes?

Invista na sua ideia, estude e se adapte ao seu mercado, faça com que sua pequena empresa se torne autossustentável e lembre-se que o verdadeiro diferencial entre o empreendedor e o sonhador é que quando o empreendedor se levanta pela manhã ele dará um jeito para tornar aquele sonho realidade.

Por: Augusto Cesar Jeannine Rocha Junior
Trainee do departamento Administrativo – Jurídico – Financeiro
Empresa Júnior Biotec Júnior – Gestão 2015
www.biotecjr.com.br

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sebrae Iniciativa Jovens Ao Universo Do Empreendedorismo. Disponível em: < http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Sebrae-incentiva-jovens-ao-universodo-empreendedorismo >. Acesso em: 31 de Jul de 2015.

Empreender Nos Tempos De Crise. Disponível em: < http://economia.uol.com.br/ultimasnoticias/colunistas/marco-roza/2015/07/29/empreender-nos-tempos-de-crise.htm >. Acesso em 31 de Jul de 2015

Site Portal Do Empreendedor. Disponível em: < http://www.portaldoempreendedor.gov.br >. Acesso em: 31 de Jul de 2015.

Site Jornal Do Empreendedor. Disponível em < http://www.jornaldoempreendedor.com.br >. Acesso em: 31 de Jul de 2015.

Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Disponível em < http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,DML8146-17149,00EMPREENDEDORISMO.html >. Acesso em: 31 de Jul de 2015.

Significado De Empreender Michaellis. Disponível em: < http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portuguesportugues&palavra=empreender >. Acesso em: 31 de Jul de 2015.

Arquivado em: Economia