Como dividir e calcular tempo de estudo

Para ter uma rotina de estudos eficiente e evitar maus resultados em exames por falta de preparo, é importante criar um cronograma de estudo. Seja você vestibulando ou não, é imprescindível organizar seus afazeres.

Foto: kurhan / Shutterstock.com

Foto: kurhan / Shutterstock.com

Existem algumas medidas que podem facilitar o momento de estudo em casa. Veja abaixo pequenas atitudes que podem melhorar o seu rendimento como estudante e otimizar o seu tempo de estudo.

Organização

Organizar-se é a coisa mais importante. Você precisa estar ciente do tempo que tem disponível para estudar. Faça listas, calendários, cronogramas e principalmente: tenha uma agenda. Mantenha sua agenda organizada, e atualize-se através dela. Anote tudo: provas, trabalhos, festas com amigos, viagens, etc. Qualquer coisa que ocupe o seu tempo deve estar nela.

Autoconhecimento

Algo bastante comum é o aluno não conhecer as próprias habilidades. É preciso saber em quais matérias você tem um melhor desempenho, em quais assuntos tem mais facilidade ou mais dificuldade. Desta forma, fica mais fácil organizar o seu cronograma.

Elaborando o cronograma

Faça uma tabela de 6 dias por semana. Dentro destes 6 dias, que podem ir de domingo a sexta ou de segunda a sábado, separe o período do dia mais propício para o seu estudo: manhã tarde ou noite. O período de estudo deve variar entre 2 e 4 horas diárias, a depender de sua disponibilidade. Reserve intervalos de 15 minutos de descanso a cada hora estudada. Este tempo também deve ser calculado, portanto observe sua rotina.

Elabore seu plano de estudos levando em consideração:

  1. Tempo disponível;
  2. Matérias com maior e menor dificuldade.

Após listar isso, organize o calendário de estudos intercalando matérias de áreas diferentes. Estude até 3 matérias por dia, sendo 1 exata, 1 humana e 1 biológica. Intercale os assuntos mais diferentes possíveis, para não cansar sua mente e promover melhor assimilação dos conteúdos.

Tempo

Dedique mais tempo aos assuntos nos quais você tem maior dificuldade. Divida o seu cronograma por disciplinas, e semanalmente relacione os assuntos a serem estudados em cada uma delas. O tempo a ser dedicado a cada tema varia de acordo com sua afinidade com o assunto, não devendo ser menor que uma hora.

Preparação

Planeje como vai estudar cada assunto. Pesquisas na internet, livros, apostilas, listas de exercícios, etc. Separe todo o material antes de começar. O tempo que você gasta preparando o material de estudo não conta como estudo, portanto tenha foco e seja ágil. Organize seu ambiente de estudo, retire possíveis distrações, procure um local tranquilo e bem iluminado, deixe água por perto e vá ao banheiro antes de começar. Principalmente quando estudamos algo que não nos agrada, tendemos a inventar desculpas a nós mesmos para protelar a atividade desagradável.

Dicas

  • Deixe seu cronograma visível, seja em um mural ou em uma parede, e siga-o religiosamente.
  • Faça listas, utilize lembretes. Não confie apenas em sua memória, nem todas as informações são lembradas nos momentos exatos.
  • Estudar é um momento solitário. Grupos de estudo geralmente resultam em conversas paralelas e o rendimento tende a ser curto. Evite.
  • Você pode conciliar seu horário de escola ou cursinho com os seus estudos particulares. Utilize seus horários do cronograma para fazer tarefas ou trabalhos de casa. Sempre atualize seus compromissos na agenda, e faça semanalmente o cronograma de assuntos e atividades. Com relação ao cursinho, seu horário de estudo pode seguir a mesma linha das aulas do dia. Desta forma, você mantém o ritmo de estudo e reforça o aprendizado dos assuntos, além de arcar com seus compromissos escolares.

Bons estudos!

Arquivado em: Educação