Especialização

A especialização é um curso superior destinado aos indivíduos que já possuem diploma universitário, podendo ser: bacharelado, licenciatura, tecnólogo.  Os cursos de especialização são voltados à atuação profissional em uma área específica. Outro curso de aperfeiçoamento que existe no Brasil, é o MBA (Master in Business Administration), que traduzido para o português, significa Mestre em Administração de Empresas, mas no nosso país, não equivale a um curso de Mestrado. Normalmente os cursos de especialização nessa modalidade apresentam uma carga mínima de 360 horas, levando em torno de um a dois anos para ser concluído. Dependendo da Instituição, será necessário apresentar uma monografia ao final do curso.

Diferentemente do mestrado e do doutorado, que são modalidades de especialização, embora em na modalidade stricto sensu, que recebem avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), os cursos de especialização no Brasil não recebem avaliação desse órgão.

Essa modalidade de pós-graduação é bastante ofertada por diversas instituições, inclusive, na modalidade à distância (Ead), pois além de ser valorizado pelo mercado, oportuniza ao graduado, independente da área de formação, de se especializar em um campo mais específico. Não é necessário que a especialização seja da mesma área do curso no qual se formou.

É importante compreender que a Residência Médica é um caso especial de especialização na modalidade lato sensu, instituído pelo decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977.

Fontes:
PORTAL MEC: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/CES0101.pdf
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12263&Itemid=507

Arquivado em: Educação