Futsal

Por Thais Pacievitch
O futsal é um esporte coletivo, disputado em quadra, no qual cada time tem 5 jogadores.

O Futsal começou a ser jogado aproximadamente em 1940, por jovens da Associação Cristã de Moços, em São Paulo. Eles não encontravam campos de futebol para jogar, então improvisaram partidas nas quadras de basquete. Na época os times, tinham cinco, seis e até sete jogadores.

Em pouco tempo havia times disputando torneios. Entre 1955 e 1956, no Rio de Janeiro, organizou-se o primeiro campeonato oficial com 42 competidores. Até 1959 havia diferença nas regras entre Rio de Janeiro e São Paulo. A Confederação Brasileira de Desportos oficializou o jogo impondo o uso de uniformes e instituindo as regras.

A principal característica do futsal é o dinamismo e a velocidade maior do que a observada no futebol em campo de grama.

Apesar da grande semelhança, futsal e futebol de salão não são o mesmo esporte, sendo a principal diferença entre eles, algumas regras, sobretudo no que diz respeito às medidas da quadra e as condições no piso. Além disso, a questão política os diferencia já que o Futsal é de responsabilidade da FIFA (Fédération Internationale de Football Association), enquanto o futebol de salão é regido pela FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão).

Uma partida de futsal dura 40 minutos (2 tempos de 20 minutos com intervalo de 10 minutos).

O futsal é dividido em categorias por idade sendo: de 5 a 9 anos, de 9 a 10 anos, de 11 a 12 anos, de 13 a 14 anos, de 15 a 16 anos, 17 a 19 anos, 33 a 50 anos e acima de 50 anos.

Por motivos mais políticos do que lógicos, o futsal não é um esporte olímpico.

Atualmente, o futsal é um dos três esportes mais populares no Brasil. Entende-se que o principal motivo para essa ascenção é a dificuldade cada vez maior de se encontrar campos de várzea para jogar o futebol de campo, sobretudo em grandes cidades. Inclusive para as escolas que não tem espaço físico para um campo de futebol, o futsal aparece como ótima opção por ser trabalhado em quadra.