Jogos Olímpicos de 2008

Os Jogos Olímpicos de 2008 serão sediados na cidade de Pequim, capital da República Popular da China. Os esportes eqüestres serão realizados em Hong Kong.

Essa será a XXIX Olimpíada da história, e acontecerá de 08 a 24 de agosto de 2008. A abertura dos Jogos será no Estádio Olímpico de Pequim, no dia 8, sendo que a cerimônia tem uma duração estimada em três horas e meia.

A escolha do país sede das Olimpíadas 2008 foi anunciada em julho de 2001, em Moscou, pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Juan Antonio Samaranch. Pequim foi escolhida já na segunda rodada, quando obteve maioria absoluta dos votos. Foram 56 votos para Pequim (China), Toronto (Canadá) - 22 votos, Paris (França) -18 votos e Istambul (Turquia) – 9 votos.

A China passa por um momento de grande desenvolvimento econômico, o que pode ter sido considerado no momento da escolha, pelos membros do COI (Comitê Olímpico Internacional).

O Estádio Nacional de Pequim começou a ser construido em 2 de Dezembro de 2003, e terá capacidade para 80.000 pessoas sentadas. Além da abertura e encerramento dos jogos, o Estádio Nacional de Pequim será a sede das disputas do atletismo e também o Estádio das finais do futebol.

A partir de maio de 2007 foi iniciada a construção de 31 instalações para os Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim. Desses destacam-se Beijing National Stadium, Estádio Nacional Indoor, Olympic Green Convention Centre, Centro Aquático Nacional de Pequim, Parque Olimpíco e o Ginásio Wukesong.

Os mascotes dos Jogos serão cinco: Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini e representam, com suas cores, os cinco continentes e os arcos que são o símbolo dos Jogos Olímpicos.

Serão nove novas modalidades esportivas nos Jogos Olímpicos de 2008, como os 3000 metros com obstáculos femininos e a maratona aquática masculina e feminina, entre outros.

Os números envolvidos são impressionantes. Serão 28 esportes, dos quais serão realizados 302 eventos esportivos, sendo 165 provas masculinas, 127 femininas e 10 mistas. Segundo estimativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), nos Jogos Olímpicos de Pequim o Brasil será representado por 247 atletas nas mais diferentes modalidades. Algumas delas já confirmadas: vôlei (masculino e feminino), futebol (masculino), handebol (masculino e feminino), judô, natação, saltos ornamentais (masculino), vela, remo, taekwondo, ginástica artística, ginástica rítmica, tiro com arco, tiro esportivo, ciclismo estrada, ciclismo mountain bike, hipismo (adestramento, CCE e saltos) e pentatlo moderno (feminino).

Referências:
Acessado em 22 de mar. de 2008. Disponível em www.rio2007.org.br

Arquivado em: Esportes