Tênis de Mesa

O Tênis de Mesa é um dos esportes mais populares no mundo, se considerado pela quantidade de jogadores. Também chamada de Pingue-Pongue e Mesatenismo, a modalidade teve seu início na Inglaterra (Século XIX) e inicialmente foi chamado de ping pong, mas alguns anos depois se tornou uma Marca Registrada e foi convencionado se chamar de Tênis de Mesa. Ainda é considerado um esporte com a bola mais veloz do mundo, cuja raquete pode produzir uma força motriz de grande efeito.

O esporte se tornou popular no início e 1921 data esta que marcou a criação da Associação de Tênis de Mesa e a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), no ano de 1926. O primeiro Mundial foi no ano seguinte, na cidade de Londres e o esporte se tornou uma modalidade olímpica em 1988. Tempos depois, no ano de 2000, houve uma modificação no formato das bolas, que foram oficialmente substituídas pelo formato de 40mm (antes de 38mm), com o objetivo de aumentar a resistência que o ar aplica sobre a bola durante o jogo, tornando-o mais lento.

Atualmente a China é o país que lidera o ranking em popularidade do esporte, com mais de 10 milhões de adeptos devidamente registrados na Federação. Esta enorme marca se deu devido a propagação do esporte pelo líder Mao Tse-Tung, que incentivou os chineses a praticarem o Tênis de Mesa pela pouca utilização de espaço físico. No mundo todo são mais de 40 milhões de praticantes (Federados) e aproximadamente 300 milhões cuja prática é esporádica.

As regras do esporte são específicas, uma partida é disputada em Sets ímpares, os torneios no âmbito nacional possuem o padrão de disputa com um melhor de 5 Sets e os internacionais cujo limite é de 7 sets. Vence a partida o jogador que ganhar 3 ou 4 Sets. A contagem do Set é feita até 11 e se houver empate, será somado mais dois pontos de vantagem. Para iniciar o jogo, começa com o saque de um dos adversários  e segue a marcação da pontuação geral.

Os jogadores utilizam três tipos de Empunhadura, a Clássica que é alocada de maneira onde o indicador se mantém sobre uma das borrachas. A Caneta, onde o jogador utiliza a raquete da mesma forma que segura uma caneta e por fim a Classineta, que o jogador segura a raquete de modo parecido com a Caneta, no entanto tem mais liberdade para manusear se assim preferir.

Os acessórios necessários para a prática do Tênis de Mesa são:

  • Mesa, no formato retangular na medida de 2,74 de comprimento, 1,52 de largura e 0,76 de altura;
  • Rede, instalada na altura de 15,25cm e 15,25 de comprimento para fora de cada lado;
  • Bola, feita de material sintético celulóide ou plástico, com diâmetro de 40mm, cujo peso é de 2,74g (cor laranja ou branca);
  • Raquete, com lâmina plana e firme, feita em material que seja 85% de madeira natural, sendo um lado coberto com borracha.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%AAnis_de_mesa
http://www.cbtm.org.br/

Arquivado em: Esportes