Tênis

Por Anna Adami
Em meados do século XIII, havia na França um tradicional jogo denominado “Jeu de Pame”, traduzido como jogo de mão, no qual os jogadores utilizavam as mãos para rebater a bola contra a parede. A partir do século XIV, alguns jogadores implementaram a modalidade e passaram a utilizar uma espécie de raquete de madeira (Battoir). Mais tarde, chamado de Longue-Paume, era praticado em uma quadra retangular, dividido por uma rede; com seis jogadores de cada lado. E também de Court-Paume, jogo que exigia técnicas mais aprimoradas. O termo Tênis deriva do francês Tenez, que significa o verbo pegar no imperativo: Pega (expressão exclamada pelo atirador ao jogar a bola).

Neste mesmo período, do outro lado do Oceano, na Inglaterra, o Rei Henrique VIII conhecia o esporte e era praticante desta modalidade, o que ajudou a difundir o Tênis pelo mundo. Por isso, o Tênis é um tradicional esporte de origem inglesa, mas não nega o berço francês. A partir do ano de 1900, surge a Taça Davis: campeonato mundial, dividido nas regiões Americana, Europeia  e Oriental. O Tênis atualmente é disputado em quadras de diferentes características: saibro, grama e concreto, como nos famosos campeonatos Australian Open, Us Open, Roland Garros e Wimbledon.

O Tênis é praticado em uma quadra retangular no formato de 23,8 m de comprimento por 8,2 m de largura, para jogos simples. Para jogos de duplas, 23,8 m por 11 m de largura. A rede que reparte a quadra possui 1,07 m de altura na extremidade. Cada tipo de quadra apresenta uma característica que define o ritmo do jogo. Os três tipos principais são: Saibro ou Terra Batida, composta por argila e terra e coberta com pó de tijolo. As bolas atiradas recebem um feito mais lento e pode-se verificar visualmente onde a mesma atingiu; o torneio disputado nesta quadra é o Roland Garros (França). Outro tipo denominado Piso Duro, de material como cimento e até mesmo asfalto, possui superfície dura e regular. A bola recebe um efeito rápido e ágil. Os torneios disputados neste tipo de piso são: U.S Open e Australian Open. O terceiro tipo de piso é chamado de Grama, como referência ao material utilizado. Este piso possui uma característica irregular e o torneio tradicional disputado nesta superfície é o de Wimbledon.

A modalidade do Tênis pode ser praticada por duplas ou apenas dois oponentes. O objetivo é rebater a bola e para marcar um ponto, é preciso fazer com que a bola toque o piso, no lado do campo adversário. A pontuação se divide em games e sets. O game é composto por pontos (15-30-40) e o set é o conjunto de games (1-2-3-4-5). O ganhador deve atingir um determinado número de sets.

As jogadas possuem nomenclaturas específicas de acordo com a tabela abaixo:

Jogada Descrição
Ace Saque bem colocado, sem dar tempo ao adversário de pegar a bola.
Approach Golpe que oferece ao tenista executor e aproximar da rede para tentar um voleio.
Backhand Jogada de esquerda ou direita, feita com as costas da mão viradas para a frente.
Break Ganhar o game em que foi o adversário quem sacou.
Deuce Significa igualdade no placar de um game depois atingir 40/40.
Drive Golpe efetuado no fundo da quadra.
Drop shot Jogada com efeito cortado (underspin) ou lateral (sidespin).
Forehand Jogada de direita ou esquerda, batida com a palma da mão virada para fora.
Net/Let Jogada na qual a bola toca a fita da rede (net) e cai dentro da área de saque.
Match point Saque que permite encerrar a partida.
Overhead - Saque sobre a cabeça depois da bola tocar a quadra.
Passing Shot Saque sobre o adversário quando este está próximo da rede.
Set point Saque que permite encerrar um set.
Slice Jogada com a raquete quase na horizontal, como que "fatiando" a bola.
Topspin Jogada na qual a bola passa sobre a rede rapidamente.

Os principais utensílios utilizados no Tênis são a Raquete e a bola. Existem diferentes tipos e modelos de Raquete, de fibra de vidro ou alumínio, possuem armação com abertura que reduz a resistência ao ar. As bolas possuem entre 6,3 e 6,6 cm de diâmetro e são ocas, as cores mais comuns são: amarela branca.

Os principais torneios do Tênis são: Roland Garros, US Open, Wimbledon e Australian Open. Denominado Grand Slam, é a seqüência de quatro principais campeonatos mundiais: Atualmente, o tenista que mais conquistou Grand Slams é o suíço Roger Federer, com 16 títulos.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tênis
http://members.tripod.com/tenis_br/regras.htm