Vôlei (Volleyball)

Por Ana Paula de Araújo
Ao contrário do futebol, o vôlei tem data de autor de fundação. Foi criado nos Estados Unidos , em 1895, por um professor de educação física de uma ordem religiosa, já com as regras que possui hoje e com o objetivo de trazer para as pessoas um esporte que evitasse contato físico, evitando também as lesões.

O jogo foi criado como uma ramificação do basquete, que já existia na época. Porém, este não faz uso do contato físico. A rede foi fixada a 1,85m do chão, porém atualmente possui 2,24m para vôlei feminino e 2,43m para vôlei masculino. Morgam, o inventor da modalidade esportiva, contratou uma empresa para fabricar a bola, com medidas de: circunferência variava de 63,5cm a 68,6cm, peso ficava entre 252g e 336g. Atualmente o perímetro da bola é de 65cm e o seu peso é aproximadamente 270g.

William George Morgan apresentou o jogo criado por ele em uma conferência em sua faculdade, na prática e na teoria. Morgan deu uma cópia das regras para cada professor presente, e nessa mesma conferência o esporte foi batizado de volleyball.

Não se sabe ao certo como e quando o esporte chegou ao Brasil, mas em 1954 foi criada a Confederação Brasileira de Voleibol, com o intuito de divulgar o esporte. Desde lá o esporte vem se popularizando e ganhando a cada dia mais espaço e aceitação. O Brasil tem conquistado vários títulos nessa modalidade nos últimos anos.

Oficialmente o vôlei é jogado em 5 sets. Não há um limite de tempo para a realização da partida, e para que um time vença um set, é necessário estar com dois pontos de vantagem com relação ao time adversário. Vence o time que ganhar 3 sets primeiro. O objetivo do jogo é passar a bola para o campo adversário, por cima da rede, fazendo com que ela toque o chão dentro dos limites da quadra e impedir que o time adversário faça o mesmo. Cada vez que o objetivo é alcançado, a equipe obtém um ponto. É válido dar três toques na bola, o terceiro já deve ser o que passa a bola para o campo adversário e um jogador não pode dar dois toques seguidos na bola. Em quadra o jogo é composto por dois times de 6 jogadores, na areia é jogado com duplas. Ambas as modalidades possuem regras próprias.

Cada time pode ter seis reservas e em um set o técnico pode fazer até seis alterações. Caso o jogador volte à quadra este deve ocupar o lugar daquele que o substituiu.

Vejamos alguns termos próprios desse esporte:

  • Saque: primeiro movimento da bola. O objetivo é fazer com que ela atravesse a quadra por cima da rede e caia em um espaço válido da quadra adversária.
  • Recepção: defesa da bola que é lançada pelo saque para evitar que ela caia em quadra e a equipe que sacou marque ponto.
  • Levantamento: Acontece geralmente após a recepção e objetiva a preparação da bola no ar, em uma posição adequada para que outro jogador faça o ataque.
  • Ataque: lançamento da bola para a quadra adversária por cima da rede.
  • Bloqueio: feito apenas pelos jogadores que estão na rede com o intuito de impedir que o time adversário seja bem sucedido em seu ataque.
  • Líbero: posição exclusiva de um jogador do time, o qual deve sempre se posicionar na defesa/recepção da bola. A ele não é permitido sacar, atacar ou bloquear. Este jogador deve usar uniforme diferente dos demais.