VY Canis Majoris

Por Antonio Gasparetto Junior
A VY Canis Majoris é uma estrela gigante localizada na constelação de cão maior.

Há várias classificações que se referem ao tamanho e a capacidade de emissão luminosa de uma estrela. A VY Canis Majoris, na verdade, é descrita como uma estrela hipergigante. Isto quer dizer que ela está entre o conjunto de estrelas que possuem como características uma massa que supera a massa do Sol em pelo menos 50 vezes, além de emitir uma luminosidade acima de um milhão de vezes comparada com que é emitida pela estrela do Sistema Solar, o Sol.

Entre tal conjunto de estrelas, a VY Canis Majoris é a maior estrela conhecida e uma das mais luminosas, e está localizada na constelação de cão maior. Os estudos feitos na Universidade de Minnesota com o auxílio do Telescópio Espacial Hubble e do observatório Kameula, no Havaí, estimou que o raio da VY Canis Majoris está entre 1800 e 2100 raios solares.

Atualmente, duas opiniões controversas sobre tal estrela dividem os cientistas. Um grupo deles defende a idéia de que a VY Canis Majoris é uma hipergigante. Neste caso, a superfície da estrela se estenderia além da órbita de Saturno. O outro grupo acredita que a estrela é uma supergigante normal, seu raio teria aproximadamente 600 raios solares.

A VY Canis Majoris possui um volume de dois bilhões e novecentos e quarenta milhões de planetas Terra. Alguns ainda estimam que seu raio seja ainda maior, equivalendo a 14 unidades astronômicas, o que representaria 3000 raios solares. A VY Canis Majoris está distante da Terra por aproximadamente 5 mil anos-luz.

Mesmo com todo esse impressionante tamanho, a VY Canis Majoris já perdeu algo em torno da metade de sua massa original. Tudo indica que seu fim será através de uma explosão de Supernova em algumas centenas de milhares de anos.

Veja abaixo uma simulação feita em computador, comparando a Terra, o Sol, Rigel e VY Canis Majoris: